Seu quarto é um ambiente adequado para dormir bem?

Dormir bem não é uma forma para apenas descansar o corpo e a mente, eliminar o cansaço de um longo dia vivido e repor as energias gastas. Dormir bem também envolve saúde, conforto e revigoração, sendo muito importante investir em qualidade nesse momento.

 

Durante o sono o nosso organismo realiza diversas funções extremamente importantes para o equilíbrio corporal e a manutenção da saúde, como renovação das células, produção hormonal, fortalecimento imunológico, relaxamento mental e elevação da memória. 

 

Todavia, o que muitos não sabem é que dormir bem não tem a ver só com a quantidade de horas dormidas, mas com toda a preparação do ambiente para passar a noite.

 

Isso porque dormir bem não é alcançável apenas deitando, fechando os olhos e deixando acontecer. Se o ambiente a sua volta não estiver agradável, preparado para esse momento, e onde você deita não proporciona conforto, noites mal dormidas serão inevitáveis.

 

E para te contar o que seria esse ambiente adequado e agradável para se ter uma boa noite de sono, vamos te explicar como descobrir se seu quarto está de acordo com o que você precisa para dormir bem e dar dicas de como melhorar o equilíbrio de todo esse ambiente.

Qual a importância de um bom ambiente para dormir bem?

Imagine passar o dia inteiro em um ambiente calorento, ou extremamente frio, além de barulhento, com mau odor e nada confortável para sentar ou permanecer. Com certeza sua primeira reação seria querer sair correndo dali, por não encontrar nenhum conforto.

 

Da mesma forma, acontece com nosso ambiente de dormir: o quarto. Se ao se preparar para deitar, você estiver em um lugar com temperaturas muito baixas ou altas, barulhento, não limpo e ainda em colchão e travesseiro inadequado, dormir bem não será possível.

 

Assim, basta entender que o nosso corpo para que consiga renovar as energias, trabalhar suas funções através do devido descanso, precisa se conectar a esse momento e seguir uma continuidade, sem distrações que farão interromper seus processos.

 

Por isso, quando se está em um ambiente inadequado, a mente não relaxa, o corpo não consegue se acomodar e o sono acaba se perdendo, gerando períodos de insônia ou inquietação constantes, de forma a atrapalhar com que consiga dormir bem e aproveitar.

 

Na prática isso é muito fácil de notar, afinal, você já deve ter reparado que em determinados ambientes você não consegue nem pregar os olhos, quem dirá querer ter uma boa noite de sono. Assim, adequar o seu quarto é uma das práticas a serem adotadas para dormir bem.

Como saber se meu quarto é um bom ambiente para dormir?

Aqui, é bem fácil de identificar, até porque já citamos alguns fatores que atrapalham no alcance da boa qualidade de sono. Nesse sentido, basta olhar para o seu quarto e perceber se aquele ambiente realmente te desperta a vontade de dormir e dormir bem mesmo.

 

Caso seu quarto seja um ambiente barulhento, ou que receba sons de ruídos de cômodos externos, além da luminosidade e temperatura não estarem ajustadas, seja pelo calor em excesso ou o frio extremo, ou muita luz, já existem pontos a serem ajustados.

 

Da mesma forma, caso haja algum cheiro estranho, seja por alguma comida deixada no quarto, ou por ser receptor de odores externos, terá que haver modificações para conseguir habitar um ambiente com cheiro agradável e direcionado para que possa dormir bem.

 

Outro ponto são a utilização de eletrônicos em excesso antes de dormir e a falta de higiene noturna, com rotinas de relaxamento e preparação antes de uma noite de sono. Por fim, a má escolha do colchão e travesseiro influencia diretamente em não conseguir dormir bem. 

Dicas para dormir bem e deixar seu quarto um ambiente agradável

Finalmente, vamos fechar com chave de ouro dando dicas de como deixar o seu quarto um ambiente agradável e adequado para dormir bem, de forma que todas as noites, após sua rotina de preparação noturna, você possa se sentir acolhido e preparado para dormir bem.

Controle a temperatura

Ao dormir o corpo passa por um processo de perda de temperatura, esfriando ao longo da noite e aquecendo pela manhã. Por isso, manter a temperatura adequada é importante para não afetar o processo de termorregulação, acordando mole pelo calor e desidratado pelo suor.

 

Da mesma forma, devido ao frio o corpo deve trabalhar em dobro para se manter. Por isso, ajustar a temperatura entre 18ºC a 22ºC é ideal para dormir bem, podendo variar de pessoa para pessoa e dependendo do estilo do ambiente, comportamento e práticas realizadas.

Controle contra barulho excessivo

Caso seu quarto seja muito barulhento ou adepto a entrada de ruídos, a melhor dica para conseguir dormir bem é buscar levar um isolamento acústico para o ambiente, seja um protetor auricular ou instalando plataformas que afastam esses sons indesejados.

Controle da luminosidade

A escuridão permite a produção de melatonina, essencial para várias atividades no organismo. 

 

Por isso, um ambiente com zero luz é o mais adequado para dormir bem e ainda permitir o trabalho adequado do organismo nesse processo.

 

Ainda, caso não queira 100% de escuridão, você pode optar por luzes amarelas que criam um ambiente confortável, além de afastar os eletrônicos ou preferir os que possuem filtro azul. Com isso, dormir bem será rotina para toda a sua vida.

Invista em aromas

Ajudando na criação de um ambiente de relaxamento e descanso, os aromas são fundamentais para dormir bem, afinal, por mais que não nos acorde ou atrapalhe o sono, permite com que a mente se desligue com mais facilidade e se conecte nesse processo.

 

Assim, utilize aromas como camomila, flor de laranjeira, lavanda, entre outros. Com toda certeza, isso melhora muito a sua noite de sono e te fará dormir bem.

Colchão e travesseiro adequados

Por fim, não esqueça de observar o fator mais importante: a cama. Se você deita em um ambiente duro, ou muito mole, desconfortável e te que gera dores e má posição, aquele colchão não é adequado para você, assim como se for o travesseiro, também não.

 

Existem colchões indicados para determinadas pessoas, seja por problemas na coluna, ou por serem calorentas, entre várias outras colocações. Com os travesseiros também existem indicações específicas para cada caso e cada necessidade informada pelas pessoas.

 

Assim, busque informações acerca do tipo de colchão e travesseiro adequado para você, e assim, se permita dormir bem e com qualidade.

Aprenda outras práticas para dormir bem

Por fim, agora que você já sabe como adequar o seu quarto de forma que fique um ambiente agradável para dormir bem, não deixe de saber outras técnicas, práticas e hábitos do dia a dia destinados para que tenha uma boa noite de sono.

 

O poder da sua qualidade de sono está em suas mãos.