Coisas que você pode fazer durante o dia para dormir bem a noite

Você está visualizando atualmente Coisas que você pode fazer durante o dia para dormir bem a noite

A maior vontade de quem tem insônia é só uma: dormir bem. Com tanta informação veiculada, em diversos locais, já sabemos até que dormir mal, não é nada legal para nossa saúde, muito menos para o nosso corpo. 

Uma boa qualidade de sono é essencial para o ser humano.

Se ficarmos algumas horas sem comer, o nosso corpo é capaz de aguentar. Caso fiquemos algumas horas sem água, também é possível aguentar. 

Mas ficar sem dormir é algo que o ser humano, simplesmente, não aguenta. Uma hora o corpo chama atenção.

Tal chamada pode ser para um problema de saúde e distúrbios permanentes causados pelo sono. O nosso organismo precisa descansar e por isso que o sono se torna tão importante. Não dormir bem pode te fazer um mal gigantesco e causar prejuízos à saúde.  

Mas a gente sabe que dormir bem não é uma tarefa fácil, muito menos para quem tem dificuldades para dormir. Às vezes, os ajustes de rotina, até simples, podem fazer toda a diferença na hora de pegar no sono. Algo que pode ser bem satisfatório.

Pensando nisso, nós preparamos algumas dicas para quem deseja dormir melhor. Tudo deve ser feito durante o decorrer do seu dia, para ter uma noite saudável e dormir bem!

Se exponha ao sol

Alteração entre luz e a escuridão influenciam na marcação do ritmo biológico do nosso corpo. Além disso, as células da retina, que ficam atrás do olho, percebem a luz do sol. 

Esse estímulo envia algumas cidades para o nosso cérebro, que começa a contar uma espécie de relógio. 12 horas depois, o hormônio melatonina entra em pico.

E especialistas afirmam que a melatonina influencia como um maestro, responsável por indicar o cérebro, se está à noite. Neste momento, começa a provocar sono.

Por isso, durante a manhã, se expor a iluminação natural por uma ou duas horas é importante para que o relógio biológico do nosso corpo funcione corretamente.

Além de ajudar a regular melhor essas funções hormonais, influencia na absorção de vitamina D, trazendo mais qualidade de vida e saúde ao indivíduo.

Faça exercícios

Estudos realizados em volta do mundo afirmam que os exercícios físicos ajudam a melhorar a qualidade do sono. 

Recentemente um estudo realizado pela National Sleep Foundation, nos Estados Unidos, concluiu que as atividades físicas ajudam a dormir bem. A pesquisa avaliou pessoas na faixa etária entre 23 e 60 anos.

O estudo mostrou que, aqueles que buscam se exercitar expuseram que o sono havia melhorado. 

Quando praticamos atividades físicas, nosso organismo libera substâncias que ajudam a melhorar a qualidade do nosso sono

A endorfina é uma substância que colabora para o bem estar. Já a dopamina é para o prazer. A serotonina ajuda a diminuir a ansiedade.

Essas substâncias contribuem para um posterior relaxamento, que beneficia o sono

Durma durante o dia, com cautela

Caso depois do almoço a pessoa sinta alguma sonolência, pode até cochilar, mas com muita cautela para não perder o sono a noite. 

Infelizmente, tem pessoas que sentem sono após comer no almoço e dormem o resto da tarde, quando não tem nada pra fazer.

O correto mesmo é cochilar de 15 a 20 minutos. Nosso cérebro tende a querer reverter o horário de sono, quando a pessoa não dorme bem eu tenho são de baixa qualidade.

Controle a ansiedade

A insônia é, basicamente, causada, em parte, pela ansiedade. Fazer uma lista do que tem pra fazer no dia seguinte e depois ler isso duas ou três vezes antes de dormir, pode ajudar o cérebro a relaxar e evitar preocupações.

Procure relaxar e fazer algo calmante antes de dormir. Leia coisas tranquilas e calmas, escute canções sossegadas e, como falamos em um dos tópicos anteriores.

Uma bebida quentinha, que não seja energética, pode influenciar no desejo por dormir.

Faça as refeições corretamente

Os alimentos que são mais leves exigem menos gastos de energia do nosso organismo, principalmente, para digestão. É importante evitar comidas muito gordurosas ou com muita fibra na hora do jantar.

Mingau de aveia durante a senha pode ajudar. Pesquisadores da Suíça descobriram que o magnésio contido na aveia contribui para um sono melhor.

Um chá também pode ajudar. O leite morno pode influenciar no relaxamento, porque contém substâncias que ajudam a modular a produção de serotonina.

Evite café

Segundo estudos, a cafeína pode atrapalhar o sono. E significa que você não deve ingerir, principalmente, horas antes de dormir.

Recentemente, um estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de Brown, nos Estados Unidos. Foi apresentado o efeito da cafeína organismo pode durar até 6 horas.

Portanto, devemos evitar não só o café, mas qualquer bebida estimulante, após as 17h tarde. Seja um café, chá, refrigerante ou energéticos, a regra é reduzir o uso dessas substâncias, para coibir a insônia.

Compre um pijama

Deixe de lado aquelas roupas que são muito apertadas ou aquelas camisetas velhas e grandes.

Eu não sei se você sabia, mas colocar um pijama ajuda o cérebro a reconhecer que hora de dormir, segundo Gary Zammit, PhD e diretor do Sleep Disorders Institute em Nova York. 

No site Health.com, ele explica que estabelecer rotinas noturnas irregulares contribuem para o sono. Importante também colocar um par de meias, se possui pés gelados. 

O professor da Feinberg School of Medicine da Unidade Northwestern, em Chicago, explicou que isso ajuda a melhorar a circulação. E ajudar ao sangue circular, influência no sono.

Compre um colchão específico ao seu perfil

Ter um colchão macio e confortável também pode ajudar bastante na hora de dormir

O colchão é um dos principais auxiliares importantes para ter um bom ciclo de sono e combater a insônia de uma vez por todas. 

Sabe quando algumas pessoas ficam se virando pra lá e pra cá, se encontrar um meio termo confortável pra dormir?

Isso claramente pode ser o desconforto da cama. Muitas vezes, isso pode ser ainda a principal causa de insônia. Muitas pessoas já relataram isso e depois de escolher o colchão ideal, tiveram a insônia eliminada da vida para sempre.

Caso você ainda não saiba como escolher o seu colchão, nós podemos te ajudar a escolher o melhor colchão ainda hoje para você dormir bem!

Nosso maior desejo, de todo coração, é que você siga todos os passos que foram ditos neste artigo. Para voltar a dormir bem, não deixe de lado nenhum dos tópicos.