16 práticas para dormir bem a noite toda

Você está visualizando atualmente 16 práticas para dormir bem a noite toda

Todos já perceberam as diferenças positivas que uma boa noite de sono faz no nosso dia. Acordar mais disposto, com foco e concentração ao longo do dia, bem humorado e com a mente descansada são consequências certeiras para quem consegue dormir bem.

Pesquisas apontam que 62% dos brasileiros alegam dormirem bem, mas não conseguem explicar exatamente porque conseguem alcançar isso. Essa falta de explicação e entendimento é o que faz o brasileiro ter uma percepção atrapalhada do próprio sono.

Por ser algo instintivo e que fazemos automaticamente desde o nascimento, não prestamos atenção na forma como dormimos e como melhorar a qualidade da nossa noite de sono, apenas sentindo as influências ao longo do dia, quando o cansaço bate e certos sentimentos negativos são aflorados.

Assim, hoje vamos mostrar 16 dicas importantes para dormir bem a noite toda e entender os benefícios que isso acarreta na sua saúde e bem estar, buscando tratar com mais cuidado e dedicação este momento tão importante na nossa rotina.

Dicas para dormir bem a noite toda

Para mudar de vez os maus hábitos na sua rotina de sono, conheça algumas dicas essenciais que auxiliam no momento do sono e permitem resultados mais rápidos e assertivos que geram a qualidade de sono ideal que vai te fazer dormir bem.

Defina horário para dormir

O tempo ideal indicado para dormir é de 8 horas por dia. Por isso, para que consiga atingir esse tempo e ter um repouso adequado, é importante dormir mais cedo e respeitar esses horários regularmente.

Uma dica é colocar despertadores, tanto para lembrar a hora de ir dormir, como para acordar. Dica extra: coloque o celular ou relógio mais distante da cama, de modo que precisará levantar para desligar, ficando mais fácil regular o horário de dormir.

Desligue os aparelhos

É fundamental evitar poluições sonoras e quaisquer distrações por meio de sons, imagens e vídeos no momento de dormir. 

Para isso, desligue a TV, computador, videogame e outros 30 minutos antes de ir para a cama, para já iniciar o processo de descanso da mente, que começará a se adaptar para a noite de sono. 

Leia antes de dormir

Antes de ir efetivamente dormir é interessante ler algum livro de sua preferência, optando por aqueles que descansam sua mente, sem gerar tensão e estresse, associado com uma luz mais fraca e em posição recostada.

Ambiente de pouca luz

Para dormir, é importante apagar as luzes ou fazer uso de algum abajur, de preferência com lâmpada amarela que auxilia o sono conforme dita a cromoterapia. Também pode ser usado velas. O importante é sentir aconchego no momento de dormir.

Cochilar depois do almoço

Fazer sestas de no máximo 30 minutos depois do almoço não prejudica o sono de noite, apenas se estender o tempo. É importante para um descanso prévio e regulado da mente antes do momento noturno.

Praticar exercício físico

A prática de atividade física é essencial devido ao corpo gastar mais energia, aumentando a necessidade de descansar. Quem não frequenta academia pode buscar uma caminhada, andar de bicicleta ou algo do tipo. O importante mesmo é se exercitar!

Evite tomar bebidas a base de cafeína antes de dormir

Bebidas chamadas de estimulantes como café, coca cola, chás fortes e outros, devem ser evitadas em até seis horas antes de dormir, para que o organismo não seja prejudicado com dificuldades de adormecer.

Tome um chá antes de dormir

Em contrapartida do exemplo anterior, é importante optar por bebidas mais leves e que favorecem o sono, como chá de camomila, chá mate entre outros calmantes que favorecem esse processo. 

Caso prefira, pode ser tomado um leite morno ou até mesmo vinho.

Consuma alimentos mais leves antes de dormir

Paralelamente, os alimentos devem ser melhor calculados também. Um bom exemplo é a banana, por ser rica em triptofano, não produzido pelo organismo e essencial na produção de melatonina, favorecendo e muito a qualidade de sono. 

Use óleos relaxantes

Outra coisa é usar óleos essenciais especializados em efeitos calmantes e relaxantes, já que a inspiração desses óleos faz o cérebro receber oxigênio, estimulando a produção de hormônios que acentuam o relaxamento, promovendo mais conforto para dormir.

Para isso, coloque até 3 gotas no travesseiro, pijama ou roupa de cama. Se preferir, coloque via spray ou para evaporar no quarto.

Busque pelo silêncio

Ambientes barulhentos são uma péssima escolha para quem quer pegar no sono e dormir bem. Tente se isolar ao máximo ou então ambientalizar o local com sons naturais, instrumentais ou de teor calmante.

Caso seja necessário, use protetores de ouvido ou então busque identificar quais sons podem relaxar mais você e facilitar essa jornada.

Mantenha a temperatura ambiente e conforto

Da mesma forma, é ideal a temperatura do quarto estar controlado, entre 18 a 25ºC. Também é importante auxiliar no controle de luz, como anteriormente citado, optando por uma concentração menor.

Busque também usar pijamas ou roupas mais leves, além de escolher um bom travesseiro e um bom colchão para passar suas noites.

Faça uma oração antes de deitar

Para os mais religiosos ou então para quem gosta de momentos mais tranquilos, buscar uma oração pode ser um fator importante que auxilia no descanso da mente e tranquilização do corpo.

Sente na lateral da cama e faça uma simples oração. Permite o corpo ir relaxando e recebendo o momento ao longo desse tempo, de forma que ao terminar, já esteja mais direcionado para dormir.

Não caia na ansiedade!

É comum acordar de madrugada e se deparar com a insônia. Contudo, ao invés de ficar remexendo ou então lutando para conseguir dormir novamente, levante, beba água, ande um pouco pela casa, faça uma meditação e tente novamente.

Se exponha mais ao sol

Claro, tomando todos os devidos cuidados, usando protetor solar e evitando horários de pico, é importante tomar um pouco de sol, pois o estímulo para produção de melanina auxilia na regulação cardíaca e favorece o sono. 

Observe sua posição de dormir

É importante saber se está adotando a postura correta para dormir. Existem várias posições, tais como bruços, de lado, de barriga para cima e até mesmo os versáteis.

Ainda, o tipo de travesseiro e colchão interferem muito na postura alcançada, sendo necessário consultar especialistas e conversar com seu médico para buscar entender a melhor opção de acordo com suas características. 

Saiba quem é você dormindo!

Agora que você já está por dentro das dicas para dormir bem e mudar de vez sua rotina de sono, descubra quem você é dormindo e faça parte do time da qualidade de sono em dia!

Leia, se informe, estude, e faça mudanças no seu cenário noturno, de forma que seu dia seja mais leve e com muito mais alegria, tranquilidade e conforto.