Qual o melhor colchão para gordos

Você está visualizando atualmente Qual o melhor colchão para gordos
Overhead photo of a man sleeping in a bed.

Saber qual o melhor colchão para cada caso é essencial para manter a qualidade do sono e o bem-estar. 

 

Muitas vezes pessoas gordas não se atentam às características importantes sobre o tipo de colchão mais indicado para elas, prejudicando o descanso e, consequentemente, outros pontos de sua vida. 

 

Dificuldade de concentração, falta de criatividade, insônia, cansaço físico e mental… tudo isso são alguns dos problemas que podem aparecer quando uma pessoa não tem um sono de qualidade. 

 

Por isso, se você tem sobrepeso, já é imprescindível entender sobre as especificidades do colchão para pessoas gordas, pois muitos dos cálculos são baseados no peso e, só depois, na altura e outros detalhes. 

Diferenças de um colchão para gordos

De maneira geral, os colchões presentes no mercado atualmente já conseguem atender às necessidades das pessoas gordas. 

 

Porém, as linhas mais básicas apresentam modelos mais “gerais”, ou seja, que atendem algumas pessoas, mas deixam as necessidades específicas de lado. 

 

As principais diferenças de um colchão básico para um colchão para pessoas gordas são:

  • densidade do colchão;
  • acabamento das molas;
  • tipo de espuma;
  • materiais e acabamentos;
  • altura do colchão. 

 

Vale lembrar que além do peso, também é preciso considerar outras especificidades, como dores na coluna, altura da pessoa e outros detalhes, quando houver necessidade.

 

Pessoas com peso acima dos 100kg também conseguem encontrar colchões feitos sob medida, escolhendo as melhores opções de acordo com seu caso. Esse é um ótimo investimento para quem deseja uma melhor noite de sono. 

 

Marcas de colchão de luxo também oferecem opções personalizadas para pessoas gordas, pois conseguem oferecer colchões mais adequados às suas necessidades. Por isso, quem quer saber qual o melhor colchão para seu caso, vale a pena buscar por opções além das básicas. 

Escolhendo a Densidade

A densidade é a caraterística mais importante no caso de colchões para pessoas gordas. É a  densidade do colchão que garante não apenas o conforto na hora de dormir, mas também a saúde do corpo. 

 

Isso porque uma densidade errada pode prejudicar a coluna, o pescoço, as articulações e trazer muitos outros problemas de saúde. Além disso, influencia diretamente no conforto, podem ajudar a pessoa a pegar no sono mais rápido e ter um descanso de qualidade. 

 

A densidade é escolhida de acordo com a faixa de peso que a pessoa está, sendo que as indicações são:

  • até 80kg: até D28, considerados colchões padrão;
  • de 80kg a 100kg: mais indicado o colchão com D33; 
  • de 100kg a 200kg: D45, D60 e D90, avaliando também a altura.

 

Esses são os valores indicados de acordo com o peso, mas também é preciso levar em consideração a altura. Neste post explicamos melhor sobre densidade dos colchões.

Espuma ou molas

Outra característica que deve ser observada são as espumas e molas. Também existem muitas opções no mercado, mas aqui o foco é saber qual é o colchão ideal considerando o sobrepeso. 

 

No caso de quem está com sobrepeso (ou seja, acima do peso ideal para a altura que tem), é indicado molas individuais entrelaçadas. Esse tipo consegue suportar mais massa e mantêm a firmeza nos movimentos, evitando dores e incômodos. 

 

Outro tipo bastante indicado para quem está com sobrepeso é o modelo de viscoelástico, aquele conhecido como sendo da “NASA”. Esse tipo de material se adapta ao peso do corpo, diminuindo o impacto no movimento. 

 

Porém, não é confortável para todo mundo, sendo indicado o testes antes de fazer a compra. A percepção de conforto muda muito de acordo com as molas e espumas escolhidas, por isso é preciso escolher as que melhor se adaptem às suas necessidades. 

Materiais e acabamentos

Outro detalhe que vale a pena ser considerado são os materiais e acabamentos do colchão. É comum que pessoas gordas sintam mais calor e a temperatura durante a noite pode atrapalhar muito o sono. 

 

Se você acorda com calor durante a noite, suando no colchão ou nem consegue dormir por sentir o local quente, vale a pena buscar por alternativas. 

 

Nesse sentido, é indicada a escolha por colchões específicos de dissipação de calor. É uma combinação de tecidos e espumas mais frescas, que evitam a sensação de aumento de temperatura no colchão.

 

Os acabamentos mais indicados são tecidos com maior porcentagem de fibras de bambu, aloe vera e algodão. 

Afinal, como saber qual o melhor colchão para seu caso?

Um bom colchão pode mudar sua vida. Aumenta sua qualidade de vida, sensação de bem-estar, dá mais energia para a rotina corrida e muitos outros benefícios. 

 

Por isso, a compra de um colchão novo precisa ser considerado um investimento, e não um gasto.

 

Então, é necessário também pesquisar bem as opções para encontrar o colchão que mais se adequa às suas necessidades, principalmente considerando o sobrepeso, que pode mudar muitas características do produto.

 

Outro ponto muito importante é que casais precisam escolher juntos, considerando a opção que se adequa a quem tem algum tipo de necessidade específica. 

 

Isso porque a composição de um colchão afeta muito mais essa pessoa do que a que não têm especificidades. 

 

Para entender quais são suas dificuldades e conseguir descobrir qual o melhor colchão para o seu caso, elaboramos um conteúdo especialmente para acabar com seus problemas. 

Faça nosso Diagnóstico do Sono e entenda suas necessidades e qual colchão é o ideal para você!