Descubra a relação entre colchão e dor nas costas

Você está visualizando atualmente Descubra a relação entre colchão e dor nas costas

Quem já sentiu dor nas costas sabe o quanto isso pode ser incômodo. Além da sensação horrível de alergia e da dificuldade para fazer certas atividades, esse problema também pode afetar a qualidade do seu sono. Mas como saber se existe uma relação entre seu colchão e dor nas costas? Leia as linhas abaixo e descubra.

Por que o colchão dá dor nas costas?

Quando um colchão é de má qualidade ou não é adequado para o seu corpo, ele pode acabar não oferecendo o suporte correto para a sua coluna. Se ele for duro demais, exercerá muita pressão. Se ele for macio demais, não oferecerá a sustentação necessária.

Tudo isso pode resultar em uma má postura, que impede a reidratação dos discos intervertebrais e também causa irritação nos músculos durante à noite. A consequência é o surgimento de dores na coluna e uma baixa qualidade do sono.

Como saber se o culpado é o colchão?

Você deve estar se perguntando: mas como vou saber se a culpa é do meu colchão? Realmente, existem várias causas para dor nas costas. Porém, não é muito difícil descobrir se o colchão é o vilão da história. Basta conferir a lista a seguir:

  • Você acorda com frequência durante a noite;
  • Não se sente confortável e muda de posição várias vezes;
  • Você sente pressão sobre partes do corpo quando está deitado em determinadas posições;
  • Você deita em seu colchão e ele afunda como se estivesse te engolindo;
  • Seu colchão apresenta rasgos, manchas ou deformidades;
  • Seu colchão já passou do prazo de validade recomendado pelo fabricante.

Pillow Top: para que serve e como escolher

Como escolher um colchão ideal?

Se você descobrir que o problema é realmente o seu colchão, o melhor que você pode fazer é trocá-lo. Geralmente, os ortopedistas recomendam que o colchão não seja nem duro e nem macio demais. O ideal é que ele esteja em uma escala média entre esses dois pontos.

Um truque para descobrir se o colchão atende a esse requisito é realizar o teste do punho. Para isso, basta fechar as mãos bem firme e pressionar o produto com o peso do seu corpo. Se ele ceder à pressão moderadamente e causar uma sensação rígida no final, este é o colchão ideal.

colchao dor nas costas

Outra coisa importante é verificar a densidade correta do colchão para o seu biotipo. Saiba como fazer isso em nosso post sobre o assunto. Além disso, busque sempre por produtos de qualidade. Para te ajudar nessa tarefa, disponibilizamos vários reviews de colchão em nosso blog.

Agora que você já sabe como colchão e dor nas costas podem estar relacionados, que tal verificar se o problema é realmente o seu colchão? Lembre-se que esses pequenos detalhes podem ajudar muito na manutenção da sua saúde.