Técnicas para ter uma boa noite de sono e acordar com mais disposição

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Dormir bem é algo fundamental em nossas vidas. Desde a quantidade de horas dormidas, até o colchão, o travesseiro, a posição e principalmente, as práticas que antecedem esse momento, tudo é fundamental para que o descanso seja válido e produtivo.

A falta de sono, dificuldade para dormir e sono incompleto prejudica diretamente o dia a dia das pessoas, já que diminui a capacidade de concentração, o foco, atenção, disciplina, deixa o humor instável, atrapalha o organismo e os sistemas, e ainda gera cansaço.

Além disso, não ter uma boa noite de sono atrapalha todo o funcionamento digestivo, interferindo no apetite, e ainda proporcionando problemas de saúde mental e emocional, como estresse, ansiedade, depressão e até mesmo perdas temporárias de memória.

Por isso, aderir a práticas noturnas que permitem descanso da mente, relaxamento corporal e maior disposição para dormir é indispensável, sendo muito importante regular o sono através de hábitos simples e aplicados a uma perfeita e boa noite de sono.

Nesse sentido, hoje temos o objetivo de mostrar práticas ideias para regularizar a sua rotina noturna, proporcionando qualidade de sono, tranquilidade e excelência nas horas dormidas, além de não ter que lidar com desgastes e problemas ao longo do dia.

Mudanças sociais e a boa noite de sono: quais diferenças podem ser apontadas?

Não é de hoje que ouvimos falar que a velocidade e dinamismo da nossa geração está causando muitas mudanças sociais, tanto na qualidade de vida, como na quantidade de afazeres, além dos conflitos gerados pelo excesso de tecnologia e esforço físico e mental.

Todo esse aceleramento diário que vivemos, com rotinas duplas, conciliando muitos afazeres, acaba que o cuidado para ter uma boa noite de sono é negligenciado, colocado de lado, devido a impossibilidade de dormir cedo ou encaixar hábitos numa rotina já cheia.

Para se ter uma ideia, no século XX, em que a rotina era de certa forma mais tranquila, com uma organização prévia e pré-definida das tarefas, e devido às condições da época, as pessoas dormiam em média cerca de 9 horas noturnas.

Devido a pouca quantidade de entretenimento, afinal não existia a internet, redes sociais e muitas formas de distração, além da impossibilidade de fazer muitas coisas em um só dia, era muito simples e fácil adequar as horas dormidas com qualidade.

Atualmente, temos essa média menor que 7 horas dormidas. Tudo isso porque a maior quantidade de meios de entretenimento, estímulos visuais e sonoros, além de uma rotina muito mais cheia e ampla, fazem com que uma boa noite de sono pareça impossível.

Essa falta de alinhamento entre o relógio comercial e o relógio biológico vem sendo responsável pela péssima qualidade de vida, maus hábitos, problemas de saúde e instabilidade de humor, sendo necessário haver uma reversão nesse cenário.

5 atitudes práticas para se ter uma boa noite de sono

Agora, existem algumas dicas que devem se tornar hábitos e atuarem diariamente no auxílio da boa noite de sono, possibilitando um desligamento mental, relaxamento e conexão para dormir bem e acordar com disposição.

Acionar o despertador para alertar o horário de dormir

O ideal é dormirmos cerca de 8 horas de sono diários. Por isso, para que saiba exatamente o momento certo para se deitar, coloque um despertador com o alerta “Hora de dormir” um tempo antes de se deitar, a fim de que comece a se preparar para uma boa noite de sono.

Lembre-se de que há outras práticas a serem feitas, então ative o tempo ideal para que faça a sua rotina de skincare, leia algumas páginas de um livro, relaxe a mente e assim, esteja apto para dormir.

Desligue os eletrônicos meia hora antes de dormir

Completando a informação anterior, é muito importante investir os 30 minutos antes de dormir em atividades não ligadas a tecnologia e eletrônicos, visto que costumam gerar ansiedade e deixar a mente ativada, não permitindo o devido relaxamento.

Por isso, nada de celular, computador e televisão meia hora antes de dormir, hein?

Ler é qualidade de vida. Leia antes de dormir!

A leitura é fundamental para o relaxamento da mente e a boa noite de sono, já que permite que haja desconcentração do aceleramento ao nosso redor e mais tranquilidade.

Assim, antes de dormir, sob uma luz adequada e em local confortável, tire um tempo para ler algumas páginas de um livro de seu interesse, optando por histórias calmas e que não desenvolva tensão e estresse.

Pratique exercícios físicos regularmente

Invista na sua saúde física e mental através da prática de exercícios físicos diários. Pelo menos 30 minutos ao dia, busque se dedicar a uma academia ou exercícios que permitam combater o sedentarismo e auxilie no seu desenvolvimento.

Uma boa noite de sono está ligada a necessidade de descanso, que se associa ao gasto de energia pela atividade física. Por isso, não deixe de investir nisso, observando as recomendações e evitando práticas após as 21h, por acelerar muito o organismo.

Faça uma skincare e use óleos essenciais

Por fim, uma boa prática e cuidado com a pele e com o corpo é perfeito para uma boa noite de sono.

Assim, faça uma ótima rotina de skincare, com produtos que relaxem a pele do rosto, associando ao uso de óleos essenciais que possuem efeitos relaxantes, permitindo assim, maior recebimento de oxigênio pelo cérebro e estimulando hormônios do relaxamento.

Saiba qual a sua qualidade de sono e mude a sua rotina!

Agora, não basta apenas saber quais hábitos necessários para uma boa noite de sono, mas também, saber qual a sua qualidade de sono atual, para que saiba exatamente o que precisa ser mudado, melhorado ou aplicado para que possa começar a dormir bem.

Nesse sentido, faça agora mesmo o seu diagnóstico do sono e mude os seus hábitos gerais, para que não apenas o seu sono seja mudado, mas toda a sua trajetória de vida!