O que é o ciclo do sono e como ele afeta a saúde mental

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Post
Você está visualizando atualmente O que é o ciclo do sono e como ele afeta a saúde mental

Babi é uma influencer digital de sucesso. Com uma rotina agitada, muitos compromissos, viagens e por ficar muito tempo conectada a internet, Babi se sente muito cansada ao fim do dia, louca para deitar em sua cama e dormir o tempo possível.

Porém, esse dia a dia cheio de coisas acabam por influenciar diretamente no ciclo do sono de Babi, de modo que ao deitar para descansar a noite, mexe de um lado para o outro e não consegue pegar no sono, prejudicando o seu momento de descanço.

A causa disso é a falta de regulação do seu ciclo do sono, um fenômeno muito importante na hora de dormir. Quando regulado, proporciona o descanço perfeito e afasta quaisquer problemas nessa fase tão importante da noite.

Mas, acima de tudo, o ciclo do sono interfere diretamente na saúde mental. Quer entender como? Então vem com a gente e descubra como tornar a sua noite de sono melhor, eliminar o cansaço e melhorar a sua rotina de um jeito saudável e contínuo.

Como o ciclo do sono interfere na saúde mental?

O ciclo do sono é o processo natural pelo qual nosso corpo passa para nos ajudar a descansar e recarregar. É um ciclo de quatro fases que ocorrem durante o sono, cada uma com um propósito diferente.

As quatro fases são: sono leve, sono profundo, sono REM e sono de ondas lentas. Cada fase tem um papel importante na recuperação e na saúde geral, mas principalmente, no preparo e sincronia da mente durante o período de descanso.

Durante o sono leve, o corpo se prepara para o sono profundo, onde ocorrem a maioria das funções reparadoras do corpo, como a regulação da temperatura e a liberação de hormônios.

O sono REM foi descoberto como a fase mais importante para a saúde mental, pois é quando acontece a ativação da memória e o processamento de informações. Por fim, o sono de ondas lentas é o relaxamento do corpo, recarregando-o para a fase seguinte.

A formação completa dessas quatro fases é fundamental para a execução do sono de forma regular, ao proporcionar a sincronização do corpo e da mente para promover o descanso. Dessa forma, interfere diretamente na saúde mental.

O que acontece com o corpo quando o ciclo do sono é interrompido?

O sono é um dos principais fatores para a saúde e bem-estar. Quando o ciclo do sono é interrompido, isso pode ter um grande impacto na saúde mental e física.

Sem a execução completa de todas as fases, o corpo não consegue descansar e recuperar energia. Isso pode levar a problemas intensos de saúde como fadiga, dores de cabeça, dificuldade de concentração, irritabilidade e problemas de memória.

Além disso, a interrupção do sono também pode aumentar o risco de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardíacas e obesidade. Isso ocorre porque o sono é essencial para o sistema imunológico funcionar corretamente.

Quais os efeitos do ciclo do sono interrompido para a saúde mental?

No que diz respeito a saúde mental, além do que já foi mencionado, o ciclo do sono interrompido pode desencadear uma série de outros fatores, como a formação da tríade de problemas mentais mais conhecidos: a ansiedade, a depressão e o estresse.

Afinal, a falta de sono interfere diretamente na forma como você lida com seus afazeres no dia a dia, que ao invés de serem prazerosos, se tornam impecilhos pelo atrapalho na capacidade de tomar decisões e no acúmulo de desgaste mental proporcionado.

Além desses fatores, o ciclo de sono irregular afeta a produção de hormônios, como o cortisol, responsável por regular o humor e o estresse. Quando o nível de cortisol está alto, sintomas como ansiedade, irritabilidade e depressão se elevam ainda mais.

O que fazer para melhorar o ciclo do sono: conheça as melhores práticas

Você, assim como todo brasileiro, tem um rotina corrida, uma noite agitada e com isso, muitas dificuldades para manter o sono equilibrado e renovar as energias para um novo dia.

Mas fique tranquilo. Essa fase está prestes a acabar! Conheça abaixo algumas práticas fundamentais para melhorar o seu ciclo do sono.

  1. Estabeleça um horário de sono regular: Se você seguir um horário de sono regular, seu corpo se acostumará com ele e você terá mais facilidade para adormecer e acordar no mesmo horário todos os dias.
  2. Evite cafeína e álcool antes de dormir: a cafeína e o álcool podem interferir no ciclo do sono, pois podem atrasar o seu início e aumentar a frequência de despertar durante a noite. Por isso, é importante evitar o consumo antes de dormir.
  3. Pratique exercícios regularmente: a prática regular de exercícios físicos pode ajudar a melhorar o ciclo do sono. A atividade física ajuda a liberar o estresse e a ansiedade, fatores essenciais para melhorar a qualidade do seu sono.
  4. Crie um ambiente tranquilo para dormir: Isso significa manter o quarto escuro, silencioso e fresco, com a temperatura ambiente regulada. Ainda, é importante desligar todos os dispositivos eletrônicos para maior concentração no sono.
  5. Faça uma soneca diária: uma soneca diária pode ajudar a melhorar o ciclo do sono. No entanto, é importante não exagerar, pois isso pode atrapalhar o sono noturno.

Se você seguir essas dicas, com certeza conseguirá melhorar o seu ciclo do sono. Lembre-se de que a qualidade das suas horas dormidas é essencial para a sua saúde e o seu bem-estar. Portanto, cuide muito bem do seu sono!

Melhore o seu ciclo do sono com a I Wanna Sleep!

Ter noites de sono irregulares é muito mais comum do que se imagina. Mas hoje, ficou claro como isso afeta diretamente a sua saúde mental e como o problema pode ser facilmente resolvido com práticas saudáveis no seu dia a dia.

Todavia, é fundamental que o local de dormir seja confortável e possibilite uma noite de sono tranquila, contínua e gostosa. E isso só é possível com a escolha do colchão ideal para você.

A I Wanna Sleep é uma rede de colchões especializados em atender as mais diversas necessidades pessoais, sejam elas voltadas apenas para o conforto ou então para o cuidado com o corpo. Independente da escolha, ela tem o colchão certo para você!

Com uma análise da qualidade do seu sono e das suas práticas diárias, a I Wanna Sleep consegue entender a sua situação e a partir disso, te proporcionar a experiência de deitar todos os dias no melhor e mais preparado colchão para as suas necessidades.

Faça agora mesmo o diagnóstico do sono e encontre o melhor colchão do mercado para você!