Como aproveitar ao máximo as fases do sono

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Vida agitada, com compromissos e agenda lotada todos os dias da semana, viajando de uma ponta a outra do país. Essa é a vida de Júlia, uma blogueira de 21 anos que está fazendo o maior sucesso como modelo e influencer digital nas redes sociais.

Com muita publicidade para entregar e sem poder perder tempo, quando chega a hora que Júlia deita a cabeça no travesseiro para finalmente descansar após um longo dia, ela só quer dormir bem. Contudo, não é o que anda acontecendo.

Ao pesquisar formas de melhorar a qualidade do seu sono, Júlia descobriu que, ao dormir, todos passam por algumas etapas, conhecidas como fases do sono. Precisando urgente transformar as suas noites, ela não vê a hora de entender mais desse fenômeno.

Se você assim como Júlia precisa dormir bem e parar de vez de sofrer com noites mal dormidas, este artigo é para você. Conheça tudo sobre as fases do sono e saiba como utilizar cada uma delas a seu favor.

Afinal, o que são as fases do sono?

O sono é dividido em cinco fases distintas: a fase 1, a fase 2, o sono REM (movimento rápido dos olhos) e as fases 3 e 4, que são chamadas de sono profundo.

Essas fases são importantes para que o corpo relaxe, se recupere de todas as atividades do dia e se prepare para a próxima. Cada uma dessas fases tem um papel diferente, todos importantes para a saúde e bem-estar tanto do corpo, como da mente.

Por exemplo, durante o sono profundo, o corpo se recupera de todas as atividades do dia, enquanto o sono REM ajuda a melhorar a memória e o aprendizado. A mente começa a relaxar levemente, até atingir o ápice do relaxamento e se descansar.

Portanto, as pessoas devem começar a entender a importância de ter um sono adequado para se manterem saudáveis e produtivas. Aprender a dormir bem é garantir o devido funcionamento do seu organismo e um dia a dia mais tranquilo e relaxante.

Por que é tão importante aproveitar as fases do sono?

Cada uma das fases do sono tem seu próprio papel para desempenhar na recuperação do corpo e na manutenção da saúde mental e física.

A fase 1 é considerada a fase de sono leve e é o ciclo em que ocorre a transição entre a vigília e o sono profundo. A fase 2 é o momento em que ocorre a maior parte do sono e onde ocorrem os principais processos de recuperação.

O sono REM é a fase em que ocorrem os sonhos e é considerado o sono mais importante. As fases 3 e 4 são as fases de sono profundo e é quando o corpo se recupera mais profundamente.

Portanto, é preciso aproveitar as fases do sono para garantir que o corpo receba o descanso que precisa. O sono adequado leva ao bom funcionamento do corpo e da mente, por restaurar as energias, recuperar as funções cognitivas e melhorar o humor.

Vivenciar uma noite de sono tranquila e adequada também ajuda a reduzir o estresse, a melhorar a imunidade e a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. O simples fato de dar ao seu organismo o devido descanso faz toda a diferença para a sua saúde em geral.

Dicas para aproveitar ao máximo as fases do seu sono

Quando se fala das fases do sono parece até fácil, como se fosse apenas deitar a cabeça no travesseiro e ficar esperando cada uma das etapas começar. Mas sabemos que a realidade passa muito longe disso.

Se dormir bem fosse fácil não teria tantas pessoas sofrendo de insônia e dificuldades para descansar. Assim, é importante criar estratégias que facilitem esse momento e ajuda na construção de uma rotina noturna mais saudável e eficaz.

  1. Estabeleça um horário de sono regular: Dormir e acordar ao mesmo tempo todos os dias ajuda a regular o seu relógio interno e melhora a qualidade do seu sono.
  2. Crie um ambiente de sono adequado: Evite o uso de dispositivos eletrônicos na sua cama, mantenha o quarto silencioso, escuro e arejado.
  3. Pratique técnicas de relaxamento: Meditar, respirar fundo ou fazer alongamentos antes de dormir ajuda a acalmar a mente e prepara o corpo para um sono reparador.
  4. Evite estimulantes: Café, refrigerantes, chás e bebidas energéticas contêm cafeína que pode prejudicar a qualidade do seu sono.
  5. Faça exercícios: Praticar atividades físicas regularmente ajuda a melhorar a qualidade do seu sono e a reduzir o estresse.

Se seguir estas dicas, você pode começar a aproveitar ao máximo as fases do sono e começar a dormir bem. Ainda, você poderá se sentir mais disposto e saudável durante o dia.

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Conseguir começar a dormir bem e deixar para trás essa fase ruim de não ter uma noite sequer de um descanso contínuo e duradouro não é nada fácil, mas com disciplina e força de vontade você consegue transformar cada detalhe dessa rotina.

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