Qual é a melhor fase do sono?

Você está visualizando atualmente Qual é a melhor fase do sono?

Algumas pessoas dizem que dormir é a melhor coisa da vida, pode até não ser a melhor, mas que é uma das mais importantes, é com certeza. Através de uma boa noite de sono e mantendo as fases do sono adequadamente, a qualidade de vida vai agradecer muito.

A falta de qualidade no sono pode prejudicar diversas situações na saúde de um indivíduo. Como doenças cardiovasculares, psíquicas e até mesmo endócrinas, como aumento de peso e falta de apetite.

Segundo especialistas, estudos vêm sendo realizados em torno do mundo inteiro, que visam tratar melhor a insônia e diariamente uma novidade aparece. Recentemente, a insônia foi associada à mortalidade precoce de pessoas adultas.

Por isso, a insônia pode ser algo devastador e ter uma boa qualidade de sono pode ser algo reparador para a saúde dos seres humanos.

No entanto, nosso sono passa por vários estágios, repetidas vezes, em ciclos, que são as fases do sono.

Para entrar no embalo de melhorar a sua qualidade de vida, você precisa conhecer a importância de cada uma delas.

Quais são as fases do sono?

As fases do sono são conhecidas pela sigla REM. Traduzindo para o português significa movimento rápido dos olhos. Essa é uma das quatro fases do sono. Existem outras três que são não-REM, divididas em N1, N2 e N3.

Além da quantidade de horas de sono sono por noite é algo fundamental para uma boa qualidade do sono, é necessário que expliquemos as fases do sono para uma boa saúde. 

Cada estágio de sono na hora que nós estamos dormindo, tem um papel específico no corpo e na mente.

Sendo muito pertinente no desenvolvimento cognitivo e na saúde mental e física.

O que é essa fase REM?

Como falamos no tópico anterior, é a abreviação de movimento rápido dos olhos, em português. O nome foi colocado para esta fase do sono, por causa do movimento ocular intenso quando a pessoa está dormindo.

Nesta fase do sono, a atividade cerebral é elevada, podendo ser comparada a de quando indivíduo está acordado. 

Normalmente, os adultos podem ter em torno de 4 ou 5 períodos de sono REM durante toda a noite. No início, dividido em períodos mais curtos, mas no final, podem ser mais longos.

Neste caso, somando os períodos, podem totalizar aproximadamente de 90 a 120 minutos por toda noite de sono REM.

O que é a fase de sono não-REM e quais são os seus estágios do sono?

Primeiro estágio

Depois que a pessoa deita a cabeça no travesseiro, ainda permanece acordado. Mas é nesse momento que você inicia a transição entre a vigília e o sono. 

Essa fase se chama estágio um. Sua duração dura em média poucos minutos. E aquele momento do sono leve.

Nessa hora, os batimentos cardíacos, respiração e o movimento dos olhos ficam mais lentos. Os músculos começam entrar em um estado de relaxamento, com espasmos ocasionais. Nessa hora, as ondas cerebrais começam a se modificar.

Segundo estágio

Depois que a pessoa passa do primeiro estágio, vem o estágio dois do sono, que é uma fase intermediária, entre sono leve e sono mais profundo. 

Significa então, que os batimentos cardíacos e a respiração tendem a diminuir. Os músculos ficam ainda mais relaxados.

Deste modo, a temperatura corporal acaba caindo e os movimentos oculares cessam.

Terceiro estágio

Chegamos ao sono mais profundo. É a partir desse estágio, que será determinado em qual estado você vai acordar na manhã seguinte, com mais disposição

Nessa hora, o batimento cardíaco, a respiração e os músculos ficam super relaxados e as ondas cerebrais bem mais lentas.

Durante essa fase do sono, o juiz dos outros estímulos externos não te acordam facilmente. Geralmente, é uma fase que pode durar de 20 a 40 minutos nos ciclos da primeira metade da noite. Depois, ela vai acontecendo em períodos mais curtos.

Segundo especialistas, existem evidências de que o sono profundo seja muito importante, especificamente, para a secreção do hormônio de crescimento, criatividade e a perspicácia, além de contribuir para a imunidade.

Qual é a duração das fases do sono?

A duração das fases do sono variam bastante, no entanto existe a duração que é esperada para cada fase. Por exemplo:

  • A fase não-REM 1: que é a transição de vigília para o sono leve, dura em média de 1 a 5 minutos;
  • A fase não-REM 2: que é o sono leve começando a ganhar profundidade, dura em média de 10 a 60 minutos;
  • A fase não-REM 3: de sono profundo, dura em média de 20 a 40 minutos por período;
  • A fase REM: que são as que possuem movimentos rápidos dos olhos, ondas cerebrais com intensidade, respiração e batimentos cardíacos próximos ao de estar acordado, dura em média 10 a 60 minutos por ciclo.

Quais fatores podem interferir no meu ciclo de sono?

Antes de qualquer coisa, é interessante saber que todos os esses ciclos de sono, a chamada as fases do sono, são importantíssimos para o desenvolvimento do ser humano e a melhoria da saúde, em diversos aspectos. Sendo estes físicos e mentais.

Idade 

Ao longo da vida o padrão de ciclos de sono vai mudando. Os recém-nascidos passam muito tempo ao longo de uma noite no sono REM, cerca de 50% do tempo. 

Com o passar dos anos, o sono das crianças vai ficando mais parecido com o dos adultos. Já com o envelhecimento, acontece o contrário. Os idosos, têm tempo de sono REM diminuídos.

Consumo de álcool

Quem consome bebidas alcoólicas antes dormir pode reduzir o sono REM. Quando a bebida vai embora, o sono vai voltando ao normal.

Luminosidade

Quando você dorme com a luz acesa, este é um fator que pode afetar o seu sono. A luz influencia no nosso relógio interno por meio de células especializadas, que são sensíveis à luz, presentes na retina dos olhos. Elas dizem ao nosso cérebro se estamos em um cenário de dia ou à noite.

Quem quer dormir cedo, deve reduzir a luminosidade da casa bem antes da hora que costuma dormir.

Distúrbios do sono

Os distúrbios do sono, como apnéia obstrutiva do sono, síndrome das pernas inquietas e outras condições que fazem com que a pessoa interrompa o seu sono saudável, tem um grande fator que interfere nos seus ciclos de sono.

Descubra o seu perfil de comportamento durante o sono

Para dormir melhor durante a noite e ter um sono reparador é necessário você entender até mais sobre você mesmo. 

Se você possui dificuldades para dormir ou acorda cansado, vai entender melhor como melhorar esses fatores, quando fizer o download do Ebook Persona Noturna que pode ser feito gratuitamente.

Deixe a insônia, o mal sono e as perturbações que interferem na qualidade do sono de lado e melhore ainda hoje a maneira de dormir!