O que é dormir bem?

Você está visualizando atualmente O que é dormir bem?

Dormir bem é um processo complexo que afeta todo o nosso corpo. Para termos boas noites de sono passamos por vários estágios, indo do sono leve ao profundo, até chegar ao estágio REM.

Pessoas que dormem bem experimentam todos os estágios citados várias vezes durante a noite. Sendo que são essas etapas que permitem que o sono desempenhe sua importante função de restaurar o corpo e a mente.

Logo, dormir bem envolve muito mais que descansar algumas horas em uma cama com colchão confortável. 

Além de ter uma quantidade de sono o suficiente, é preciso que não haja interrupções. Também é necessário manter uma rotina consistente, que respeite o seu ritmo circadiano natural.

A seguir, você vai conhecer os principais benefícios de dormir bem. Além disso, também aprenderá a identificar quando seu sono precisa de atenção. Acompanhe!

Dormir bem melhora a concentração e produtividade

O sono reparador tem um importante papel em diferentes aspectos do funcionamento cerebral. 

Desempenho, produtividade, capacidade de concentração e cognição são apenas alguns daqueles que podem ser prejudicados quando a pessoa não dorme adequadamente.

Por isso, quem deseja ser mais produtivo e ter um bom desempenho nas atividades diárias deve, em primeiro lugar, cuidar para dormir bem.

Ajuda a controlar o peso corporal

Noites mal dormidas podem deixar a pessoa mais vulnerável ao ganho de peso. 

Um dos principais motivos é o aumento da produção de grelina, um hormônio que faz com que sintamos mais fome.

Por outro lado, quem dorme bem tem um melhor equilíbrio dos níveis hormonais. Além disso, a pessoa fica mais disposta para praticar atividades físicas e se manter ativa durante o dia, fatores essenciais para se manter no peso ideal.

Melhora o desempenho atlético

Dormir bem contribui significativamente para uma série de melhorias físicas e mentais que otimizam o desempenho atlético do indivíduo.

Por exemplo, seu tempo de reação, habilidades motoras, resistência muscular, potência muscular e capacidade de resolução de problemas são alguns dos aspectos que ganham com as boas noites de sono.

Além disso, devido aos aspectos positivos acima, o corpo fica mais resistente a lesões.

Diminui inflamações

A falta de um sono consistente é considerado um dos fatores de maior peso para o aumento dos níveis de inflamações em todo o corpo. 

Aliás, existem estudos apontando que a privação de sono provoca o aumento da inflamação gastrointestinal e pode até contribuir para elevar o risco de câncer de cólon.

Sendo assim, dormir bem ajuda a reduzir os níveis de inflamação. Uma consequência direta e positiva são menos problemas gastrointestinais e um intestino mais saudável.

Fortalece o coração

Um dos grandes benefícios de um sono de qualidade é a diminuição dos riscos de desenvolver doenças cardíacas. 

Por outro lado, ter um sono curto pode contribuir para o aumento da pressão arterial alta, especialmente nos casos de pessoas que sofrem com a apneia obstrutiva do sono — condição caracterizada pela interrupção da respiração durante o sono.

Aqui cabe um alerta: caso tenha algum problema relacionado ao sono, como insônia e a apneia, procure tratamento o quanto antes!

Fortalece os relacionamentos

Mau-humor e irritação são alguns dos principais sintomas de noites mal dormidas. 

Mas a situação vai além: uma rotina de sono inadequada diminui a nossa capacidade cerebral de processar emoções faciais humanas, especialmente aquelas envolvendo raiva e felicidade.

Como o cérebro tem uma maior dificuldade para ler essas dicas sociais, os relacionamentos podem ser impactados negativamente.

Por exemplo, quando você não responde adequadamente aos sentimentos de uma pessoa ela pode se sentir ofendida, rejeitada e desanimada, o que pode levar a uma ruptura na relação.

Por isso, vale a pena pensar em como dormir bem para melhorar sua convivência afetiva!

Melhora o funcionamento do sistema imunológico

O sistema imunológico é a mais importante defesa do corpo humano, sendo que as boas noites de sono constituem um dos principais fatores responsáveis pela sua manutenção.

Quando dormimos menos, o sistema imunológico fica mais vulnerável, o que nos deixa mais propensos a desenvolver doenças.

Logo, quanto melhores suas noites, mais seu organismo estará protegido.

Sinais de que você não está dormindo bem

Como você acompanhou nos tópicos acima, dormir bem é essencial para manter nossa qualidade de vida, garantindo saúde física e mental.

No entanto, nem todas as pessoas sabem identificar padrões de sono não saudáveis. 

Quem tem problemas relacionados ao sono pode apresentar uma série de sintomas. Alguns dos mais comuns são:

  • sonolência no decorrer do dia;
  • necessidade de ter cochilos durante o dia;
  • ansiedade, depressão ou irritabilidade;
  • dificuldades para levantar pela manhã;
  • sensação de cansaço persistente;
  • dificuldades para se concentrar.

Na presença de um ou mais dos sinais acima, a melhor coisa a se fazer é analisar seus hábitos de sono para adotar boas práticas que ajudem você a dormir bem e de forma regular, estabelecendo uma rotina. 

Além disso, é sempre bom procurar um médico para que ele possa avaliar a presença de outros problemas que estejam interferindo em seu sono.

A importância de um bom colchão para dormir bem

Dificilmente será possível falar sobre ter boas noites de sono sem observar a importância de contar com um bom colchão.

Além de garantir o conforto, o colchão adequado ao seu estilo de vida e de corpo é essencial para evitar problemas, como dores nas costas e incômodos durante a noite.

Caso esse ponto não seja observado, você poderá acordar mais vezes durante a noite. Sem falar que seu corpo pode ficar dolorido e cansado logo pela manhã.

Sendo assim, vale considerar se o seu colchão oferece o suporte que seu corpo precisa e corresponde às suas preferências de conforto e jeito de dormir.

Por fim, lembre-se que dormir bem depende de uma série de ações diárias que devem ser seguidas com o máximo rigor possível. 

Você pode começar a aplicar mudanças gradualmente para ter noites melhores, por exemplo, tentando ir para a cama no mesmo horário diariamente.

Gostou de saber mais sobre os benefícios de dormir bem? Aprenda como escolher o melhor colchão e, assim, garantir noites melhores.