Qual a importância de dormir bem e, como dormir bem?

Você está visualizando atualmente Qual a importância de dormir bem e, como dormir bem?

Sabemos que dormir bem, no mínimo oito horas por dia, é fundamental. Fazendo essa conta, na verdade, chegamos à conclusão de que passamos boa parte das nossas vidas dormindo. E é um período de extrema importância para nosso desenvolvimento físico e mental.

Como dormir bem?

Essa é uma pergunta essencial para se ter uma boa qualidade de vida e, principalmente boa saúde!

A vida na cidade, seja ela média ou grande, é estressante. Trabalho, vida social intensa, tudo é pra ontem, imediatismo, estamos sempre correndo. Tudo isso é cansativo. Nossa vida está nos ponteiros dos relógios.

Quantos de nós sofre com insônia? Temos o sono agitado e acordamos várias vezes durante a noite? Esses fatores não permitem um descanso reparador e completo. Mas, nem sempre necessitamos de um médico. Boa parte está ligada a esse nosso modo de vida movimentado e estressante. É fato, a maioria de nós dorme mal.

Por isso, elaboramos estas dicas essenciais para você leitor minimizar os efeitos dessa guerra diária: Como dormir bem? É disso que iremos falar.

Seu corpo precisa de descanso

Uma das providências importantes para ter uma noite relaxada é o ambiente no quarto. Ele deve estar livre de ruídos. O silêncio é indispensável para se dormir bem e, quando dormimos bem, o corpo se recompõe, recuperando-se da fadiga provocada por nossas atividades diárias, e ainda recompõe nossos músculos, além de sintetizar as proteínas, tão importantes para nossa saúde.

É fundamental uma boa noite de sono: Então, como dormir bem?

Para que você se sinta descansado ao acordar e com disposição para enfrentar e aproveitar tudo que há de bom na vida, invista no seu sono.

Siga as dicas abaixo, com elas você conseguirá noites bem dormidas e um sono profundo e reparador, afinal seu corpo merece!

Regularidade no horário de dormir é um fator essencial para criar bons hábitos noturnos. Quanto melhor for a sua noite e mais descansado o seu corpo e mente estiverem, melhor você irá se sentir, e consequentemente vai acordar de bom humor, que é uma exigência sua, e das pessoas que convivem com você. Concorda?!

Para dormir bem é necessário um ritual todas as noites:

  • Evitar todo tipo de ruido;
  • Tomar um chá calmante tipo erva-cidreira, 30 minutos antes de se deitar, é recomendado;
  • Eliminar estímulos sonoros, tipo celular, games, rádio, e outros;
  • Relaxe por alguns minutos antes de se deitar;
  • Um bom livro de cabeceira é recomendado;
  • Deixe o sono chegar naturalmente, e por fim,
  • Apague a luz e tenha bons sonhos.

A quantidade de tempo em que se dorme pode favorecer o ciclo de sono completo do organismo, nas várias fases do sono, e te ajudar a dormir melhor.

O ciclo do sono são atividades silenciosas do nosso organismo, aproveitando as fases do nosso sono para, como numa fábrica automatizada, desenvolver várias tarefas de reposição de nossas energias, reparando células, músculos, etc.

As fases do sono costumam ser divididas em:

  • Sono leve 1 – essa fase acontece aproximadamente aos 10 minutos iniciais do sono;
  • Sono leve 2 – a mente ainda está alerta;
  • Sono profundo – os músculos relaxam e o corpo fica menos sensível a ruídos externos
  • O sono REM – última fase do sono. Dura 10 minutos aproximadamente e se inicia cerca de 90 minutos depois de adormecer. Nele há um aumento dos batimentos cardíacos e os sonhos aparecem.

Como dormir bem: Cuidados para se ter uma boa noite de sono

Para ter uma boa noite de sono, você deve também deve, como falamos no item anterior, se preparar para dormir. Para isso, desligue-se dos seus afazeres profissionais, no mínimo duas horas antes de ir para a cama, mantenha o ambiente o mais escuro possível, evite ingerir substâncias estimulantes, como: café, açúcar, cigarros e outros e deixe o seu quarto o mais silencioso possível.

Durante o sono, todo nosso organismo funciona de forma automática, repondo tudo que precisamos para recompor nossas energias gastas no dia a dia de atividades e cumprindo todas as tarefas ininterruptamente, necessárias à nossa própria existência.

É tão verdade, que podemos perceber que os bebês dormem mais, as crianças um pouco menos, e os adultos menos ainda. O sono é proporcional em cada ciclo da nossa existência.

baixar ebook persona noturna

O corpo trabalha enquanto dormimos

Quando dormimos, os tecidos se recuperam, as células de crescimento são liberadas, e o cérebro aproveita para repor nossos hormônios e muito mais.

Assim, neste equilíbrio fantástico, dormir bem traz benefícios para evitar problemas cardíacos, e diminui-se o risco de obesidade. E é claro, tudo funcionando melhor, a qualidade de vida agradece, e também:.

  • Diminui o risco de obesidade;
  • Diminui o risco de problemas cardiovasculares;
  • Diminui a possibilidade de depressão;
  • O mal humor é combatido;
  • Socializar fica mais fácil; e
  • A redução do estresse é significativa.

Vivemos no automático

As tarefas diárias, o trabalho e os compromissos sociais nos absorvem de tal maneira que não respeitamos a necessidade de dormir bem. Vamos para cama sem uma pausa para relaxar antes de deitar, e, ainda por cima em horários irregulares. Sem uma rotina saudável. 

Estabelecer um horário para ir dormir é extremamente benéfico para o funcionamento do nosso corpo. Por incrível que pareça, às vezes embarcamos numa rotina e nem percebemos que não damos importância neste importante período de nossas vidas, que é o tempo que passamos dormindo.

Como dormir bem todos os dias 

Todo o nosso dia pode ser bom ou ruim, vai depender de como foi a nossa noite de sono. Nosso bom dia pode significar bom humor ou um semblante de mau humor. E quanto vale um sorriso?

Mesmo com todas as dicas acima, a escolha de um bom colchão é importantíssima para garantir que as suas noites de sono sejam sempre excelentes.

Hoje temos a internet, que tudo nos facilita. Não é difícil achar declarações de grandes médicos especialistas em sono dando dicas para aumentar a qualidade da sua noite.

Uma coisa é certa, o colchão interfere muito no “dormir bem”, por isso vou te ajudar a escolher o melhor colchão, portanto, compare e descubra sua melhor companhia das próximas noites.

baixar ebook persona noturna