Qual a relação do colchão com uma boa noite de sono

Você está visualizando atualmente Qual a relação do colchão com uma boa noite de sono

Ter uma boa noite de sono todos os dias é o desejo de qualquer pessoa, a sensação de acordar revigorado e pronto pra mais um dia é o objetivo. Entretanto, algumas coisas podem fazer com que essa boa noite de sono não se torne realidade, uma delas é o colchão.

Um colchão ruim pode prejudicar não só uma boa noite de sono, como também o estado de saúde do usuário. Dessa forma, é certo dizer que a escolha e cuidados com o colchão podem impactar sua vida em geral e não apenas o seu sono. 

De acordo com o renomado fisiatra e reumatologista do Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo (CREB), Haim Maleh, a escolha do colchão é fundamental porque ele deve oferecer conforto e relaxar o usuário.O médico ainda salienta que quando dormimos, relaxamos e, assim perdemos o controle sobre as nossas posições.

Neste artigo você entenderá quais são os males que um colchão ruim pode provocar, irá conhecer as opções de colchões disponíveis no mercado, o que considerar ao comprar um colchão e como saber qual é o momento certo para trocar o seu. Continue a leitura!

Males que um colchão ruim pode provocar

Usar um colchão inadequado traz inúmeras desvantagens além de só perder uma boa noite de sono. Separamos os 7 principais problemas que um colchão ruim pode causar:

  1. Desordens na coluna e hérnia de disco

Colchões deformados podem fazer com que você durma em uma posição errada ou não apoie corretamente algumas partes do corpo. Isso pode gerar escoliose, lordose ou cifose, desvios na coluna que podem atrapalhar as atividades do dia a dia. Além disso, a possibilidade de desenvolver uma hérnia de disco e sofrer com dores na coluna vertebral.

  1. Dores no corpo

Colchões de baixa qualidade, com a densidade incorreta para o seu peso ou com muito tempo de uso ficando com pouca sustentação podem causar dores em várias partes do corpo, principalmente nas costas, ombros e pescoço.

  1. Distúrbios do sono

Um colchão ruim pode impedir uma boa noite de sono por causar um desconforto que impede que a pessoa durma com qualidade. Isto significa que ela pode ter insônia, inquietação, interrupções do sono e agravamento de apneia do sono devido a alergias.

  1. Doenças cardiovasculares

Ter uma boa noite de sono favorece a saúde do coração e do sistema circulatório. O motivo é que durante o sono liberamos hormônios que tem como função regular o sistema cardiovascular reparando tudo que foi gasto no dia. Dormir bem diminui as chances de ter infartos e outras desordens cardiovasculares. 

  1. Estresse, ansiedade e falta de concentração

No sono também são liberados hormônios como a serotonina, substância P e melatonina

que agem em prol do funcionamento cerebral e emocional. A falta dessa reparação pode acarretar problemas como irritabilidade, queda de produtividade, falta de atenção, ansiedade, estresse, entre outros. 

  1. Queda no sistema imunológico

Não dormir bem pode te impedir de chegar ao estágio do sono profundo que é responsável pela regularização do sistema imunológico. Dessa forma, você fica mais suscetível a ter problemas de saúde.

  1. Problemas respiratórios e alergias

Colchões com ácaros, fungos e bactérias podem causar diversos problemas respiratórios que atrapalham uma boa noite de sono. Espirros, coceiras, olhos lacrimejando, coriza e chiado no peito, são alguns dos incômodos ocasionados pela alergia a estes males. 

Como saber quando devo trocar meu colchão?

Muitas pessoas pensam que essa troca só deve ser feita pelo tempo de uso, mas a principal coisa é se questionar como está sua qualidade de sono. Além disso, alguns sinais podem te mostrar qual é o momento de realizar a troca do seu colchão. Confira:

 

  • O colchão não está mais firme e demonstrado sustentação;
  • Fica com a marca do seu corpo por muito tempo;
  • A temperatura deixou o colchão muito mole;
  • O preenchimento do colchão não está mais uniforme;
  • Quando ele fica muito barulhento;
  • Ele já passou da data de validade e tempo recomendado para troca;
  • Você acorda sentindo dores;
  • Não está conseguindo dormir e fica rolando na cama;
  • Sempre tem crises de alergia quando vai dormir;
  • Quando ele não está mais adequado para seu peso.

Se o seu colchão apresenta alguns destes problemas, te aconselho a procurar um novo para substituir. Mas fique tranquilo, no próximo tópico você verá dicas para fazer uma boa escolha. 

O que considerar ao escolher um colchão

Ao comprar um colchão você deve priorizar suas necessidades, isto é, seu peso, condições de saúde e alergias, e também deve focar no seu conforto. 

Pode ser desafiador comprar um novo colchão, mas visando os seguintes aspectos você poderá fazer a escolha certa e garantir boas noites de sono.

Considere seu biotipo

Seu peso e sua altura devem ser considerados na hora de escolher o seu colchão. Isso porque você precisa escolher um tamanho de colchão e densidade ideais.

Avalie o conforto 

No mercado você encontra as seguintes opções: macio, extramacio, médio, firme e extrafirme.Cada um possui características próprias que podem atender a preferências pessoais ou necessidades físicas.

Verifique a densidade da espuma ou molas

Os colchões de espuma são vendidos com classificação de densidade, ou seja, informam quanto peso aguentam. É importante que ao fazer essa escolha, se leve em conta o peso de todos que dormirão no colchão. 

Já os colchões de mola são classificados pelo tipo de molas que possuem e é importante verificar o que cada uma pode oferecer.

Confira outras características do colchão

Verifique as saídas de ar  e alças do colchão, pois elas ajudam na ventilação, o que evita mofos.

Além disso, confira se ele possui pillow top  e se ele é único ou duplo, isso é um fator importante a ser avaliado para saber se você pode ou não virar seu colchão.

Afira o tipo de tratamento do tecido

Ao avaliar o tipo de tratamento do tecido do colchão considere o conforto e se ele tem propriedades antialérgica, anti ácaros, antibacteriana e anti fungos também.

Pergunte sobre a garantia

Certifique-se de que o colchão tenha um bom tempo de garantia e confira tudo que ela cobre.

Experimente o colchão

Pode ser embaraçoso, mas aconselhamos que você se deite no colchão que está pensando em comprar e fique nele por alguns minutos. Só assim, você saberá se terá uma boa noite de sono com ele.

Veja as avaliações de quem comprou

Se for comprar pela internet e já conferiu os itens anteriores, também verifique as avaliações de outras pessoas que compraram o produto para saber se ficaram satisfeitas.

Dicas de colchões para ter uma boa noite de sono

Se você ainda tem dúvidas de qual colchão escolher para ter uma boa noite de sono, não se aflija, temos um artigo pronto para te ajudar a escolher o melhor colchão para você.