Dormir bem fortalece o sistema imunológico

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A woman waking up

Responsável pelo mecanismo de defesa do nosso organismo, que protege contra a incidência de doenças, revigora a saúde e protege contra possíveis invasões, o sistema imunológico é a nossa porta que decide quem entre e quem sai do nosso corpo.

 

O que muitos não sabem é que dentre tudo o que pode afetar a efetividade do sistema imunológico, a qualidade do sono é um dos principais fatores, visto que o momento de descanso é fundamental para a vitalidade e manuseamento de todo o organismo.

 

E por conta das intensas atividades diárias e de toda a correria vivenciada, dormir bem vem sendo algo cada vez mais difícil de se obter, afinal, cada vez mais dormimos tarde e acordamos cedo, além de não buscar o devido relaxamento para uma boa noite de sono. 

 

Devido a toda essa rotina inadequada e a falta de investimento em dormir bem efetivamente, o nosso corpo responde de forma igualitária, demonstrando através da queda da imunidade que algo não está bem, e precisa ser urgentemente melhorado.

 

Quer saber mais sobre essa relação do sistema imunológico com dormir bem? Então vem com a gente e saiba como um influencia no outro e como adaptar a nossa realidade e dia a dia para que haja equilíbrio entre ambos e assim, devido cuidado com a saúde e bem estar.

Quais os impactos do sono para a saúde?

Dormir bem está diretamente relacionado com a qualidade de vida e, consequentemente, com a saúde. Afinal, não é difícil perceber que quando dormimos bem temos muito mais disposição, ânimo e vontade de viver o dia, além de bom e mais vitalidade.

 

Tudo isso porque a falta de sono ou dormir mal faz com que hormônios responsáveis pela felicidade, regulação do humor, controle do estresse e ansiedade, fiquem em níveis mais baixos, afetando consideravelmente a nossa rotina e diminuindo a produtividade diária.

 

Resumidamente, dormir bem é o que promove o controle da saúde de modo geral, possibilitando com que o organismo respeite os seus processos e funcione conforme biologicamente é necessário para sua devida manutenção.

 

Logo, o sono interfere diretamente no nosso sistema imunológico. Por isso, é importante entender o que pode acontecer caso dormir bem não esteja sendo uma rotina e como investir em uma boa noite de sono será a solução para uma imunidade ativa e saudável.

Como o sono pode influenciar na imunidade?

Entendendo especificamente como dormir bem afeta positivamente na imunidade, é preciso começar percebendo como o sistema imunológico atua e a partir daí, saber o papel da qualidade do sono para que haja a devida defesa e composição das suas atividades.

 

O sistema imunológico é responsável pela proteção da nossa saúde, desde a defesa contra a invasão de antígenos (substâncias estranhas ao organismo e prejudiciais) até a produção de anticorpos quando, infelizmente, essas substâncias conseguem entrar no organismo.

 

Assim, a imunidade evita com que muitas doenças consigam afetar a nossa saúde. Quando ela se encontra baixa, estamos correndo bastante risco. 

 

E é aqui que dormir bem entra como uma das formas de permitir com que a imunidade continue alta e atuando na defesa.

 

Isso porque ao dormir bem, o corpo descansa devidamente e consegue renovar suas funções, permitindo com que haja equilíbrio dos processos internos e assim, evite com que ao longo do dia sejamos afetados de forma negativa pela falta de toda essa manutenção.

 

Dessa forma, dormir bem, adotando hábitos que permitam uma boa noite de sono, é fundamental para que haja o devido cuidado, manutenção e disposição do sistema imunológico, permitindo com que realize adequadamente as suas funções e proteção. 

Como dormir bem e ter uma boa noite de sono?

Agora, para que saiba o que precisa ser feito para conseguir dormir bem de forma definitiva, verificando mudanças em sua qualidade de vida, tendo cada vez mais disposição, ânimo, saúde e proteção, invista na adoção de hábitos e práticas que atuam diretamente nisso.

 

Para isso, separamos algumas dicas principais do que você precisa fazer para que alcance uma boa noite de sono e assim, melhore o cuidado com o seu sistema imunológico e toda a estabilidade do seu organismo.

  1. Alimentação saudável e beber muita água

Por mais que pareça clichê, investir em alimentação adequada, rica em nutrientes e evitando ao máximo o consumo exagerado de fast foods e comidas rápidas, muda drasticamente a disposição, saúde e vitalidade de todo o nosso organismo.

 

Tudo o que ingerimos define como será a nossa saúde, interferindo diretamente no sistema imunológico, que tem tudo a ver com a qualidade de sono. Assim, uma coisa leva a outra, devendo essa prática começar a ser rotina e indispensável no dia a dia dos brasileiros.

 

Ainda, ingerir a quantidade de água recomendada permite com que o corpo realize devidamente as suas funções, contribuindo para o devido relaxamento e possibilitando com que dormir bem seja uma realidade. Não negligencie esses fatores!

  1. Prática de exercícios físicos

Outro fator é buscar pelo menos 30 minutos de atividade física diária. Isso porque o exercício físico além de atuar contra o sedentarismo e diretamente a favor da saúde física e mental, permite e liberação de testosterona, hormônio responsável pela disposição corporal.

 

Tudo isso aumenta a imunidade, permite a estabilidade das funções do corpo e promove o cansaço saudável, que leva a necessidade de dormir e dormir bem, já sendo a resposta para o alcance da boa qualidade de sono.

  1. Hábitos noturnos de relaxamento

Por fim, dormir bem está diretamente ligado aos hábitos noturnos antes da hora do sono, que vão interferir diretamente na qualidade não apenas do seu sono, mas do seu organismo, o que deixa o sistema imunológico muito feliz e atuando devidamente bem.

 

Assim, comece não utilizando aparelhos eletrônicos antes de dormir, já que pode desencadear insônia, optando por relaxar a mente de atividades elétricas e pensamentos intensos, adotando práticas como leitura e meditação antes de dormir.

 

Outro ponto é evitar comer muito, ingerir muitos líquidos e fazer atividade física perto de dormir. Isso porque o corpo continuará ativo, seja para fazer a digestão, ir ao banheiro e pela eletricidade do exercício, sendo ideal buscar mais leveza nesse momento.

 

Finalmente, para dormir bem é importante estar em um ambiente adequado, com pouca luz, temperatura controlada, além de investir na roupa adequada, além do colchão e travesseiro adequados de acordo com suas necessidades fisiológicas e de conforto.

Você sabe como está a qualidade do seu sono atualmente?

Agora que você já aprendeu tudo o que envolve dormir bem e ter controle do seu sistema imunológico de forma eficaz e contínua, você sabe como anda a qualidade do seu sono atualmente e se está de acordo com o que é positivo e adequado ao seu organismo?

 

Pensando justamente em te dar essa resposta, nós preparamos um Diagnóstico do Sono destinado para você, em que será possível entender como se encontra a sua rotina de sono e o que precisa ser feito para melhorar, e assim, conseguir dormir bem definitivamente.

Não perca tempo. Invista na sua saúde!