Desvendando as fases do sono: o que você precisa saber

Você está visualizando atualmente Desvendando as fases do sono: o que você precisa saber

A qualidade de nosso sono reflete diretamente na nossa saúde e bem-estar. Por isso, entender como funcionam as fases do sono é tão importante.

Para manter uma boa qualidade de vida, é importante compreender as fases do sono e entender como podemos trabalhar para que todas essas fases funcionem como devido.

Neste artigo, vamos desvendar as fases do sono e descobrir como melhorar nossa qualidade de vida a partir de uma boa noite de sono.

Vem comigo!

O que é o sono?

O sono é o momento onde nosso corpo e mente podem descansar depois de um dia longo. Se trata de uma necessidade fisiológica que simplesmente não podemos evitar, e nem queremos, grande parte das vezes.

Em termos técnicos, é um estado onde ocorre diminuição dos níveis de atividade corporal e mental, deixando nosso corpo em repouso.

Uma boa noite de sono, tranquila e relaxante, garante energia suficiente para o dia seguinte.

Como o sono afeta o corpo e a mente

O sono tem diversos benefícios para nosso bem-estar, mas a falta dele acarreta em inúmeras consequências no nosso dia a dia.

Os malefícios da falta de sono vão desde problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, até questões de saúde física, como problemas cardio-vasculares.

Perder uma boa noite de sono, ou dormir menos do que o necessário para a recuperação do organismo pode impactar diretamente no nosso cotidiano, atrapalhando nossas atividades do dia a dia e até mesmo nos colocando em situações de risco.

Veja um exemplo do que acontece quando você negligencia o sono, como fez o João:

João estava exausto. Não conseguia mais se concentrar em nada e já tinha perdido a conta de quantas noites ele passava sem dormir.

Ele estava cada vez mais cansado e irritado e começou a perceber alguns efeitos negativos da falta de sono, como a dificuldade de se concentrar nas tarefas, a baixa produtividade e o aumento de acidentes de trabalho. Como se não bastasse, ele também começou a sentir outros problemas de saúde, como dores de cabeça, problemas gastrointestinais e aumento da pressão arterial.

João percebeu que precisava urgentemente melhorar seus hábitos de sono para recuperar sua saúde e evitar ainda mais problemas.

O sono e suas fases

Existem quatro fases do sono: ligeiro, profundo, REM e sono muito profundo. Estas fases são caracterizadas pelo tipo de ondas cerebrais presentes durante o sono e cada uma tem sua função única.

Sono ligeiro: Esta é a primeira fase do sono, e prepara o corpo para o sono profundo, trazendo consciência e relaxamento. Caracterizada por:

  • Ondas cerebrais lentas;
  • Movimentos oculares rápidos;
  • Despertares frequentes; e
  • Diminuição da temperatura corporal.

É nessa fase que as pessoas podem acordar facilmente com barulhos externos, como toques de telefone, sons de animais ou outras interrupções.

Sono profundo: É nessa fase que o corpo se recupera e se repara. A fase profunda do sono é a última fase antes do despertar e traz um sono mais profundo e relaxante. Caracterizada por:

  • Ondas cerebrais lentas e profundas;
  • Sono mais profundo e relaxante;
  • Sinais cerebrais e musculares diminuem;
  • Tornar a pessoa menos reativa aos estímulos externos;
  • Fase em que ocorre a maioria dos sonhos; e
  • Corpo e mente se recuperam para o novo dia.

É importante para a saúde geral ter uma boa noite de sono e garantir que todas as fases do sono, inclusive a fase profunda, sejam adequadamente cumpridas.

Sono REM: É a fase do sono que vem logo após o sono profundo, é quando os sonhos ocorrem. Esta é também a fase do sono mais importante para a memória e a consolidação de aprendizado. Caracterizado por:

  • Ondas cerebrais rápidas;
  • Movimentos oculares rápidos;
  • Nível de atividade cerebral elevado; e
  • Ocorrência de sonhos vívidos.

Esta fase tem duração variável, mas geralmente dura de 10 a 20 minutos. É importante garantir que o tempo de sono REM seja o suficiente para manter o seu cérebro saudável.

Sono mais profundo: Esta fase recupera o corpo e a mente. O sono muito profundo oferece benefícios como o aumento da memória, o aumento da resistência ao estresse e a melhora da saúde cardiovascular. Caracterizado por:

  • Ondas cerebrais lentas e profundas;
  • Desconexão completa dos estímulos externos; e
  • É a fase mais reparadora do ciclo do sono.

É importante que você tente ter uma noite de sono de qualidade para que possa aproveitar as inúmeras vantagens de uma boa noite de descanso.

Portanto, descubra mais sobre as fases do sono e comece a usufruir dos benefícios do sono muito profundo.

O que pode interferir na qualidade do sono?

Muitos fatores podem interferir na qualidade do sono, como o estresse, a alimentação, a luz, a temperatura e até mesmo a própria rotina.

A interferência externa na qualidade do sono pode afetar a duração das fases do sono e a intensidade dos ciclos:

Estresse, ansiedade e preocupações podem afetar o sono, tornando-o mais agitado.

A luz também pode interferir nas fases do sono, pois a luz estimula a atividade cerebral e impede o sono. É importante manter o ambiente escuro para que o sono seja profundo e restaurador.

Caso seja uma opção, evite dormir em locais com alto estímulo sonoro.

Como regular os ciclos de sono?

Para regular os ciclos de sono basta estabelecer hábitos saudáveis, como:

  • Seguir uma rotina de sono;
  • Evitar a exposição à luz azul; e
  • Praticar exercícios leves antes de dormir.

Conhecer as fases do sono pode ajudar você a obter o sono de qualidade de que precisa para se sentir rejuvenescido e pronto para o dia seguinte.

Para uma boa noite de sono

O sono é fundamental para o bom funcionamento do organismo humano. Ter uma boa noite de sono é essencial para que o corpo se recupere.

Se você quiser saber como obter o melhor dos seus sonhos, te convidamos a baixar nosso eBook de Persona Noturna para descobrir quem você é durante o sono.

Baixe o eBook e aprenda a identificar a aproveitar ao máximo as fases do sono para melhorar sua qualidade de vida!