Como cada fase do sono influencia a saúde

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Post
Você está visualizando atualmente Como cada fase do sono influencia a saúde

Bruna é um socialite, muito rica e cheia de coisas para fazer no seu dia a dia. Com muitos eventos para comparecer e marcar presença vip, além da necessidade de estar ativa constantemente em suas redes sociais, Bruna vive com muita agitação e correria.

Mas o que vem atrapalhado a Bruna mesmo é a hora de dormir. Seu ciclo do sono está cada dia mais irregular, e ao se deitar a noite não consegue render um sono contínuo e relaxante, acordando o tempo todo e sem saber como voltar a dormir.

Tudo isso tem influencia direta das suas fases do sono. Com cada uma delas responsáveis por ajudar em um dos processos que antecedem a rotina noturna regular, o desequilíbrio provoca dificuldades em ter um descanço prazeroso e completo.

Você conhece quais são as fases do sono? Siga com a gente e descubra como cada uma delas interfere diretamente no seu descanço, infliuencia na sua saúde e causa consequências no seu dia a dia.

Por que a rotina de sono regular é tão importante?

O sono é um estado de descanso físico e mental que todos precisam para se manter saudável. É durante o sono que nosso corpo se recupera e se prepara para o dia seguinte.

O seu organismo permanece em atividade constante durante todo o seu dia, sendo ativado sem nenhum momento de pausa, até quando você simplesmente pisca. Assim como tudo na vida, o corpo precisa dar um descanço e ficar um inerte por um tempo.

Por isso a rotina noturna é tão necessária e importante para a vida humana. As fases do sono, responsáveis por esse desligamento, são fundamentais para o bem-estar geral do organismo, por ajudarem a manter a saúde mental, física e emocional.

Ao dormir, o corpo libera hormônios que ajudam a relaxar, ampliam a memória e controlam o humor. Para isso, as fases do sono regulam o metabolismo, ajudam a controlar o apetite e a manter o sistema imunológico saudável e estabilizado.

Nesse sentido, pessoas que não dormem o suficiente podem ter problemas de concentração, memória e humor, além de estarem mais propensas a desenvolverem doenças como diabetes, obesidade e enfermidades cardíacas.

As fases do sono: conheça as 5 etapas desse processo

O ciclo do sono é composto por cinco fases distintas, cada uma com seus próprios benefícios para a saúde. Agora, vamos explorar cada uma delas, para que você possa entender melhor como o seu sono afeta o seu bem-estar.

  1. Sono Leve: A primeira fase do ciclo do sono é a fase de sono leve. Durante esse período, o corpo começa a relaxar e a temperatura corporal começa a diminuir. Nesta fase, você pode acordar facilmente se for estimulado.
  2. Sono Profundo: Como segunda fase, há o sono profundo. Nela, o corpo relaxa ainda mais e a temperatura corporal continua a diminuir. Nesta fase, você é menos suscetível a ser acordado por estímulos externos.
  3. Sono REM: Durante essa fase, o corpo entra em um estado de sono mais profundo e os movimentos oculares rápidos (REM) começam a ocorrer. Este é o momento em que ocorrem os sonhos.
  4. Sono não-REM: Na quarta fase, o corpo entra em um estado de sono mais profundo ainda, e a temperatura corporal começa a aumentar. Esta é a etapa em que o corpo recupera energia para o dia seguinte.
  5. Sono Leve: A quinta e última fase do ciclo do sono é novamente o sono leve, mas de forma contrária. Aqui, o corpo começa a despertar e a temperatura corporal começa a aumentar. Nesta hora, você pode acordar facilmente se for estimulado.

Cada uma das fases do sono tem seus próprios benefícios para a saúde, e entender como elas afetam o seu bem-estar é essencial para manter uma boa qualidade de vida.

Fatores que podem afetar a qualidade do sono

Se você está tendo problemas para dormir, é importante entender os fatores que podem afetar a qualidade do seu sono.

1. Estresse: Quando estamos estressados, nosso corpo produz hormônios que nos mantêm alerta e nos impedem de relaxar. Isso pode tornar mais difícil adormecer e permanecer dormindo.

2. Dieta: Alimentos ricos em açúcar, cafeína e álcool podem afetar o sono. Alimentos ricos em carboidratos, como pão e massas, também podem afetar o sono.

3. Exercício: O exercício regular é importante para a saúde, mas pode afetar a qualidade do sono, pois aumenta a temperatura corporal e pode tornar mais difícil adormecer.

4. Ambiente: O ambiente em que você dorme também pode afetar o seu ciclo do sono. O quarto deve estar escuro, silencioso e ter uma temperatura confortável na hora de dormir.

5. Medicamentos: Se você faz uso de medicamentos, converse com seu médico para verificar se eles podem estar afetando o seu sono.

Se você identificar alguns desses fatores, é preciso mudar a sua rotina para melhorar a qualidade do seu descanso.

Dicas para melhorar a qualidade do seu sono

Se tudo o que foi descrito acima atrapalha a sua noite, é só promover práticas na sua rotina diária que visam melhorar o seu sono para garantir tranquilidade nesse momento tão importante.

Primeiro, tenha um horário de sono regular, seguindo o que foi estabelecido diariamente. Também evite alimentos pesados e com capacidade diurética antes de dormir, bem como bebidas e água.

Ainda, não faça academia perto da sua hora de dormir, mas tenha essa prática na sua rotina. Por fim, evite ambientes agitados, aparelhos eletrônicos e luzes acesas. Crie um ambiente acolhedor e que garanta bons resultados para você.

Melhore o seu sono com a I Wanna Sleep!

As fases do sono são etapas fundamentais para o relaxamento do corpo e uma noite tranquila. A irregularidade na rotina de sono é mais comum do que se imagine, mas com as práticas certas no seu dia a dia, a sua noite ganha um novo significado.

Todavia não é só mudar hábitos que fazem você melhorar a qualidade do seu sono. O lugar que você dorme faz toda diferença nesse momento, sendo fundamental antes de mais nada, escolher o colchão ideal para as suas necessidades.

A I Wanna Sleep é a número um em colchões do Brasil, especializada em atender as suas necessidades e entregar direto na sua casa o melhor colchão do mercado, proporcionando mais conforto e com isso, uma ótima qualidade de sono.

Faça agora mesmo um diagnóstico do seu sono e receba em sua casa o colchão ideal para a sua rotina!