Colchão ortopédico: o que é e quais são as vantagens?

Você está visualizando atualmente Colchão ortopédico: o que é e quais são as vantagens?

Se você sente muitas dores nas costas, o colchão ortopédico pode ser o seu aliado para ter noites de sono melhores. Esse tipo de colchão é recomendado por médicos quando o assunto é disfunções na coluna. Quer saber mais sobre esse colchão e as suas vantagens? Confira neste artigo. 

O que é um colchão ortopédico?

Você já ouviu falar sobre espuma de memória? Ela foi inventada pela NASA, e o colchão ortopédico é confeccionado com esse tipo de espuma. 

Esse material foi criado com o objetivo de proteger as aeronaves e também os astronautas em caso de colisão. Hoje, essa espuma é conhecida como “viscoelástica” e foi adaptada para colchões e travesseiros. Curioso, não é mesmo?

A princípio a espuma viscoelástica se adapta ao seu peso. Por isso, quando você coloca a cabeça no travesseiro ela afunda, porém, em segundos volta à sua forma normal, assim que você retira a cabeça.

Já no colchão, o seu peso é distribuído de forma uniforme, criando assim aquela sensação de estar deitado nas nuvens. Dessa forma, a circulação do sangue é facilitada e a sensação de formigamento no corpo diminui.

Além disso, a estrutura do colchão ortopédico é composta também de madeira oca, o que faz com que ele seja mais firme e denso do que os outros modelos. Outro aspecto a ser notado, é a densidade da espuma, que deve ser definida conforme o seu peso. 

Quais são as vantagens de um colchão ortopédico?

Quer saber mais sobre as vantagens de ter um colchão ortopédico? A primeira de todas é a redução das dores no corpo, seja no pescoço, nos ombros, quadris, joelhos e costas. Portanto, esse tipo de colchão auxilia no relaxamento do corpo. Isso acontece porque esse tipo de colchão proporciona uma melhor sustentação do corpo e da coluna. Portanto, eles são indicados já que deixam a coluna reta enquanto você dorme, evitando assim dores nas costas ao acordar.

Além disso, eles ajudam a melhorar o funcionamento das articulações, já que evitam  pressão excessiva no corpo, uma vez que, devido ao material, ele afunda se ajustando ao seu corpo. E ao longo do tempo, oferecem mais qualidade de vida. Porém, vale lembrar que o uso do colchão ortopédico não dispensa o acompanhamento médico.

Veja também: Pillow Top: para que serve

Como escolher o colchão ortopédico?

Para a escolha do colchão ortopédico você deve se atentar à densidade e ao tipo de material. Há diversos modelos, que cabem em todos os orçamentos. Dentre eles:

  • Espuma: É um dos mais conhecidos e ótimos para quem busca o melhor custo e benefício entre conforto e preço. Porém, oferece durabilidade inferior;
  • Látex: Esse material também é indicado para quem quer cuidar da saúde. Oferecem durabilidade um pouco maior;
  • Molas: Esse material é muito resistente e tem alta durabilidade, além de serem muito confortáveis;
  • Molas ensacadas: oferece muita estabilidade na cama.