Colchão de látex: quais são os benefícios?

Você está visualizando atualmente Colchão de látex: quais são os benefícios?

O colchão de látex proporciona muitos benefícios. Quer conhecer as características, diferenciais e os tipos de látex para escolher o melhor colchão? Confira neste artigo.

O que é um colchão de látex?

O colchão de látex oferece inúmeros benefícios para a saúde. Trata-se de uma borracha extraída da seringueira e que suporta uma alta carga. Portanto, devido à sua elasticidade, ele oferece alta resistência. Além disso, possui uma alta densidade, o que proporciona muita estabilidade ao colchão.

Assim, o colchão de látex oferece uma durabilidade até 20x maior do que as espumas tradicionais, é resistente ao mofo, bolor e às bactérias. E oferece uma significativa melhora no alívio da pressão do corpo.

Outra característica é que o látex possui várias pequenas bolhas de ar que conferem maior maciez ao material. Ou seja, ocorre uma troca de ar através dessas cavidades. E isso contribui para a redução das dores crônicas, já que ocorre um alívio dos pontos de pressão do corpo. Portanto, o sono se torna mais tranquilo.

Veja também: Guia da densidade: como escolher o colchão de acordo com seu tipo de corpo

Quais são as vantagens?

O colchão de látex oferece inúmeras vantagens, dentre elas:

  • Durabilidade superior: um colchão de látex pode durar, em média de 10 a 12 anos, em comparação a 2 ou 4 anos dos colchões tradicionais;
  • São biodegradáveis: esse tipo de material se decompõe de forma mais rápida na natureza, o que representa um benefício para o planeta;
  • São antialérgicos e antiácaros: as características naturais do látex impedem a proliferação de fungos e bactérias que podem causar problemas respiratórios
  • Oferece isolamento de movimentos: quando um dos parceiros se mexe na cama, o outro quase não percebe, o que oferece uma melhor experiência de sono 
  • Melhora dores no corpo: devido à sua elasticidade, esse tipo de colchão se ajusta ao formato do corpo;
  • Regula a temperatura: Esse material permite maior passagem de ar, portanto, diminui os desconfortos causados pela alteração de temperatura.

Veja também: Pillow Top: para que serve e como escolher?

Colchão de látex ou viscoelástico: qual é melhor?

Muitas pessoas se perguntam qual é o melhor tipo de material. Para responder a essa pergunta, você deve ter em mente o que é prioridade para você, já que eles oferecem benefícios distintos, como por exemplo, durabilidade, conforto e saúde. 

O colchão de látex é natural, tem mais fluxo de ar, controle térmico e oferece melhor suporte à coluna. Já o de viscoelástico oferece mais conforto articular e melhora circulatória. Portanto, o látex é melhor em termos de durabilidade e benefícios para a saúde. Já o viscoelástico oferece maior conforto, melhora na circulação sanguínea e suporte para as articulações. 

E aí, qual é a sua opinião? Deixe aqui nos comentários!