Descobrir qual o melhor colchão para acamados é a prioridade que os familiares de um paciente devem se preocupar. Pois o conforto, ergonomia e qualidade do material garantem um bom repouso e ainda minimizam o risco de complicações à saúde.
Nesse momento, a qualidade de vida do paciente acamado deve vir em primeiro lugar. Graças à tecnologia e aos avanços da medicina, os colchões estão sendo produzidos com a capacidade de prolongar a vida dos acamados e evitar patologias degenerativas.
Se você está passando por essa fase difícil, e se preocupa com um ente querido que está acamado, continue a leitura para aprender quais são as informações mais importantes na hora de decidir qual o melhor colchão para ele.
Conteúdo do Post:
ToggleO que é colchão para acamados?
Enquanto uma pessoa saudável passa um terço da sua vida sobre um colchão, uma pessoa com doenças que limitam seu movimento chega a passar mais de 90% do seu dia sobre um colchão.
Colchões tradicionais não são eficientes quando se passa a maior parte do dia sobre eles. Por isso, escolher o colchão certo vai garantir o conforto merecido ao paciente.
Garantir esse conforto não é simples, pois as necessidade de um paciente acamado são diversas, veja:
- Promover a circulação de ar do paciente;
- Promover a circulação sanguínea do paciente;
- Distribuir o peso corporal do paciente por todo o colchão; e
- Facilitar a limpeza recorrente.
Existem algumas regras dos colchões específicos para acamados que seguem os padrões dos colchões comuns. Exemplo disso é o uso do lençol, obrigatório em qualquer tipo de colchão para evitar contato direto.
A troca após o vencimento do período de validade deve ser levado em consideração, assim como acontece nos colchões comuns. E a limpeza deve seguir o manual da marca.
Qual o melhor colchão para acamados segundo ortopedistas
A dificuldade de locomoção, ou até mesmo a impossibilidade de se movimentar sozinhos sobre a cama, é o principal motivo da indicação dos ortopedistas de qual o melhor colchão específico para pacientes acamados.
Quem são esses pacientes segundo os ortopedistas: Idosos com idade avançada; Paraplégicos; Indivíduos com doenças degenerativas; Pessoas que sofreram AVC; e Pacientes pós-cirúrgicos.
Confira agora a lista dos melhores colchões para acamados segundo ortopedistas:
Respirável
Como deduzido pelo próprio nome, o colchão Respirável possui células abertas que facilitam a circulação do ar mesmo durante ininterruptos períodos de imobilidade sobre a cama.
Essas células são furos projetados na superfície do colchão, em toda sua extensão, que, inclusive, em dias mais quentes, ajuda a evitar o calor exagerado.
Os ortopedistas recomendam o colchão Respirável para pacientes que conseguem se movimentar e, mesmo com dificuldade, podem mudar de posição.
Pneumático
Permanecer deitado por muito tempo reduz o fluxo sanguíneo em determinadas regiões do corpo, o que favorece a ocorrência de escaras, feridas que surgem na pele de pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição.
Por isso, o colchão Pneumático é a solução adequada para pessoas totalmente imobilizadas ou que costumam permanecer por um longo período na mesma posição.
Os colchões Pneumáticos são projetados sobre uma base de células individualizadas de pressão, o que reduz o risco do surgimento de escaras.
A lógica dessa tecnologia é bem fácil de entender, as células individualizadas de pressão estimulam a circulação do sangue por meio de massagens de baixa intensidade. A massagem recorrente alivia a pressão sobre diversas regiões do corpo.
Casca de ovo
Embora não seja unânime, alguns ortopedistas colocam o colchão casca de ovo como a melhor opção – de menor custo – ao colchão Pneumático, já que esse não possui, nem de perto, preço acessível.
A finalidade do colchão casca de ovo é a mesma do colchão Pneumático, pois foi projetado, exclusivamente, para evitar a formação das úlceras de pressão, também conhecidas como escaras.
Ortopédico piramidal
Possivelmente a opção com melhor custo benefício. Pode ser encontrado em lojas especializadas, principalmente em e-commerces nacionais e internacionais.
O colchão Ortopédico piramidal é leve e fácil de transportar, ele funciona como um colchonete de sobrepor, pois deve – sempre – ser usado sobre um colchão tradicional.
Recomenda-se usar um lençol fino, para que seu efeito não seja comprometido pela espessura desse lençol.
Mesmo sendo a principal escolha quando o assunto é preço baixo, os ortopedistas não recomendam o colchão Ortopédico piramidal para pacientes que não possuem nenhum tipo de movimento.
Seu nome se justifica devido a estruturação por pirâmides que distribuem a pressão do corpo do paciente e facilitam a circulação de ar.
Qual marca de colchão tem mais reclamação
Afinal, ninguém quer ter dor de cabeça com o pós-venda, se você já passou por isso, sabe quanto é massante e cansativo, ainda mais se tratando de um momento tão delicado, não é mesmo?
O Reclame Aqui é um dos principais sites para consultar a reputação das marcas e é determinante na hora de escolher de quem comprar seu produto.
Então, para te ajudar ainda mais na hora de escolher o seu colchão para acamados, criamos um ranking onde você pode conferir quais marcas tem o melhor atendimento no Reclame Aqui.
Listamos as marcas da melhor até a pior reputação no Reclame Aqui para “Vendas de Colchão”, confira →
Devo comprar o melhor colchão para acamados?
Vimos que os colchões convencionais não proporcionam o conforto necessário que um paciente acamado precisa.
Imagine você, comprometendo a qualidade de vida de um ente querido, devido a um erro na hora de escolher o colchão. Aposto que esse é um peso que você não quer carregar na consciência. Acertei?
Os médicos ortopedistas recomendam colchões de pressão distribuída, além de colchões com tecnologia pneumática, que promovem o bem estar físico e não causam escaras ou úlceras de pressão.
Se você ainda está em dúvida de qual é o melhor colchão para acamados, recomendamos realizar o diagnóstico que preparamos. Ele vai mostrar seu perfil de sono e, com esse resultado, sugerir qual o melhor colchão para seu perfil de sono.
Vale lembrar que o Diagnóstico do sono é gratuito e completo, recomendamos que faça antes de escolher qual o melhor colchão, vai lá agora, aproveite!