Qual o melhor colchão para acamados

Você está visualizando atualmente Qual o melhor colchão para acamados

Descobrir qual o melhor colchão para acamados é a prioridade que os familiares de um paciente devem se preocupar. Pois o conforto, ergonomia e qualidade do material garantem um bom repouso e ainda minimizam o risco de complicações à saúde.

Nesse momento, a qualidade de vida do paciente acamado deve vir em primeiro lugar. Graças à tecnologia e aos avanços da medicina, os colchões estão sendo produzidos com a capacidade de prolongar a vida dos acamados e evitar patologias degenerativas.

Se você está passando por essa fase difícil, e se preocupa com um ente querido que está acamado, continue a leitura para aprender quais são as informações mais importantes na hora de decidir qual o melhor colchão para ele.

O que é colchão para acamados?

Enquanto uma pessoa saudável passa um terço da sua vida sobre um colchão, uma pessoa com doenças que limitam seu movimento chega a passar mais de 90% do seu dia sobre um colchão.

Colchões tradicionais não são eficientes quando se passa a maior parte do dia sobre eles. Por isso, escolher o colchão certo vai garantir o conforto merecido ao paciente.

Garantir esse conforto não é simples, pois as necessidade de um paciente acamado são diversas, veja:

  • Promover a circulação de ar do paciente;
  • Promover a circulação sanguínea do paciente;
  • Distribuir o peso corporal do paciente por todo o colchão; e
  • Facilitar a limpeza recorrente.

Existem algumas regras dos colchões específicos para acamados que seguem os padrões dos colchões comuns. Exemplo disso é o uso do lençol, obrigatório em qualquer tipo de colchão para evitar contato direto.

A troca após o vencimento do período de validade deve ser levado em consideração, assim como acontece nos colchões comuns. E a limpeza deve seguir o manual da marca.

Qual o melhor colchão para acamados segundo ortopedistas

A dificuldade de locomoção, ou até mesmo a impossibilidade de se movimentar sozinhos sobre a cama, é o principal motivo da indicação dos ortopedistas de qual o melhor colchão específico para pacientes acamados.

Quem são esses pacientes segundo os ortopedistas: Idosos com idade avançada; Paraplégicos; Indivíduos com doenças degenerativas; Pessoas que sofreram AVC; e Pacientes pós-cirúrgicos.

Confira agora a lista dos melhores colchões para acamados segundo ortopedistas:

Respirável

Como deduzido pelo próprio nome, o colchão Respirável possui células abertas que facilitam a circulação do ar mesmo durante ininterruptos períodos de imobilidade sobre a cama.

Essas células são furos projetados na superfície do colchão, em toda sua extensão, que, inclusive, em dias mais quentes, ajuda a evitar o calor exagerado.

Os ortopedistas recomendam o colchão Respirável para pacientes que conseguem se movimentar e, mesmo com dificuldade, podem mudar de posição.

Pneumático

Colchão Pneumático. Qual o melhor colchão para acamados.

Permanecer deitado por muito tempo reduz o fluxo sanguíneo em determinadas regiões do corpo, o que favorece a ocorrência de escaras, feridas que surgem na pele de pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição.

Por isso, o colchão Pneumático é a solução adequada para pessoas totalmente imobilizadas ou que costumam permanecer por um longo período na mesma posição.

Os colchões Pneumáticos são projetados sobre uma base de células individualizadas de pressão, o que reduz o risco do surgimento de escaras.

A lógica dessa tecnologia é bem fácil de entender, as células individualizadas de pressão estimulam a circulação do sangue por meio de massagens de baixa intensidade. A massagem recorrente alivia a pressão sobre diversas regiões do corpo.

Casca de ovo

Colchão Casca de Ovo. Qual o melhor colchão para acamados.

Embora não seja unânime, alguns ortopedistas colocam o colchão casca de ovo como a melhor opção – de menor custo – ao colchão  Pneumático, já que esse não possui, nem de perto, preço acessível.

A finalidade do colchão casca de ovo é a mesma do colchão  Pneumático, pois foi projetado, exclusivamente, para evitar a formação das úlceras de pressão, também conhecidas como escaras.

Ortopédico piramidal

Possivelmente a opção com melhor custo benefício. Pode ser encontrado em lojas especializadas, principalmente em e-commerces nacionais e internacionais.

colchão Ortopédico piramidal é leve e fácil de transportar, ele funciona como um colchonete de sobrepor, pois deve – sempre – ser usado sobre um colchão tradicional.

Recomenda-se usar um lençol fino, para que seu efeito não seja comprometido pela espessura desse lençol.

Mesmo sendo a principal escolha quando o assunto é preço baixo, os ortopedistas não recomendam o colchão Ortopédico piramidal para pacientes que não possuem nenhum tipo de movimento.

Seu nome se justifica devido a estruturação por pirâmides que distribuem a pressão do corpo do paciente e facilitam a circulação de ar.

Qual marca de colchão tem mais reclamação

Afinal, ninguém quer ter dor de cabeça com o pós-venda, se você já passou por isso, sabe quanto é massante e cansativo, ainda mais se tratando de um momento tão delicado, não é mesmo?

O Reclame Aqui é um dos principais sites para consultar a reputação das marcas e é determinante na hora de escolher de quem comprar seu produto.

Então, para te ajudar ainda mais na hora de escolher o seu colchão para acamados, criamos um ranking onde você pode conferir quais marcas tem o melhor atendimento no Reclame Aqui.

Listamos as marcas da melhor até a pior reputação no Reclame Aqui para “Vendas de Colchão”, confira →

Devo comprar o melhor colchão para acamados?

Vimos que os colchões convencionais não proporcionam o conforto necessário que um paciente acamado precisa.

Imagine você, comprometendo a qualidade de vida de um ente querido, devido a um erro na hora de escolher o colchão. Aposto que esse é um peso que você não quer carregar na consciência. Acertei?

Os médicos ortopedistas recomendam colchões de pressão distribuída, além de colchões com tecnologia pneumática, que promovem o bem estar físico e não causam escaras ou úlceras de pressão.

Se você ainda está em dúvida de qual é o melhor colchão para acamados, recomendamos realizar o diagnóstico que preparamos. Ele vai mostrar seu perfil de sono e, com esse resultado, sugerir qual o melhor colchão para seu perfil de sono.

Vale lembrar que o Diagnóstico do sono é gratuito e completo, recomendamos que faça antes de escolher qual o melhor colchão, vai lá agora, aproveite!