Importância de dormir bem para o nosso organismo

Você está visualizando atualmente Importância de dormir bem para o nosso organismo

A sensação de ir ao escritório com a “cama nas costas” deve ser terrível. É assim que muitos trabalhadores encaram a vida no dia a dia, perdem o prazer de ir ao trabalho ou fazer atividades que poderiam elevar a autoestima, como correr na praia ou no parque.

Tudo isso pode ser provocado pela má administração do sono. Ou melhor, pela péssima noite de sono que muita gente tem. Quando você dorme bem, você proporciona ao seu organismo inúmeros benefícios.

Dormir bem, faz bem, literalmente. O sono desempenha um papel importantíssimo na boa saúde e na disposição, a vida toda. A maneira como você se sente enquanto está acordado tem relação direta com a sua noite de sono. 

Por que dormir bem é importante?

É durante o sono que o nosso corpo trabalha para apoiar a função cerebral saudável e manter sua saúde física.

O sono é essencial e permite que o corpo e a mente se recarreguem, como uma bateria, deixando-o revigorado e alerta ao acordar. Ele também ajuda o corpo a permanecer saudável e a evitar doenças. 

Caso você não durma o suficiente, o seu cérebro pode não funcionar da forma devida. Isso pode prejudicar ainda mais as suas habilidades de concentração, de pensar com clareza e processar memórias recentes ou de longo prazo.

Não dormir bem pode prejudicar a saúde?

Boa parte das pessoas não dormem o suficiente e isso é um sinal de alerta. A falta de uma boa noite de sono pode afetar a sua imunidade. 

Um estudo publicado na revista The Lancet Neurology mostrou que as pessoas que não possuem qualidade no sono ou não dormem o suficiente, podem desenvolver problemas de saúde e declínios cognitivos.

A falta de sono também pode prejudicar a sua recuperação, em casos de doenças mais graves. É durante o período de sono, que o sistema imunológico libera proteínas, que ajudam a promover o sono.

Já viu os médicos recomendando o repouso, quando você está doente? significa que quando você dorme, recupera o seu corpo a ponto de diminuir a chance de ter doenças.

Além disso, não dormir bem a longo prazo também aumenta o risco de obesidade, diabetes e doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos.

Qual é a quantidade de sono ideal? 

A quantidade ideal para uma boa noite de sono para a maioria das pessoas adultas, é de sete a oito horas de bom sono, diariamente. Os adolescentes precisam de nove a 10 horas de sono. Já as crianças em idade escolar podem precisar de 10 ou mais horas de sono para um bom desenvolvimento.

Mas para os adultos, dormir mais de nove a 10 horas por noite pode resultar em sono de má qualidade, como dificuldade em adormecer ou manter o sono, durante o período noturno.

Como dormir bem?

Você precisa entender o que está por trás de uma boa noite sono. Dormir bem, regula o seu ciclo de sono e controla a sensação de cansaço que você sente ao longo do dia, deixando-o assim mais revigorado. 

Após acordar, você ficará um pouco cansado ao longo do dia. Esses sentimentos atingem o pico à noite, antes da hora de dormir, é normal.

A luz também influencia na noite de sono. O cérebro contém uma região específica de células nervosas, que processa os elementos quando os olhos são expostos à luz natural ou artificial. Esses sinais ajudam o cérebro a determinar se está de dia ou noite.

À medida que a luz natural desaparece com o anoitecer, o corpo libera uma substância chamada melatonina, que é um hormônio que ajuda no processo de sonolência. 

Já pela manhã, quando o sol nasce, o corpo libera o hormônio chamado cortisol, que promove energia e estado de alerta.

Existem algumas estratégias que podem proporcionar a você uma boa noite de sono.

Fique atento ao horário do sono

Durma por até oito horas. Para um adulto saudável, a quantidade recomendada de sono é de pelo menos sete horas de sono. A maioria das pessoas não precisa de mais de oito horas na cama para descansar bem e se sentir disposta no outro dia.

Durma e levante-se à mesma hora todos os dias, incluindo fins de semana, se possível. Ser consistente reforça o ciclo de sono no seu corpo para que você durma bem.

Faça atividades físicas durante o dia

A atividade física regular pode ajudar na noite de sono. No entanto, evite estar ativo muito perto da hora de dormir para não provocar efeito contrário. 

Crie um ambiente tranquilo

Mantenha seu ambiente para dormir escuro, silencioso e tranquilo. Evite o uso prolongado de telas emissoras de luz antes de dormir, seja de celular ou televisão. 

Você pode usar cortinas que escurecem o ambiente, tampões para os ouvidos, um ventilador ou outros dispositivos para criar um ambiente que atenda às suas necessidades.

Busque atividades que acalmam antes de dormir, use técnicas de relaxamento, isso pode ajudar.

Durma em um local confortável

Não adianta ter um quarto legal, se não tiver uma cama ou colchão confortável. O ideal é que você escolha um colchão que se adeque ao seu corpo, a sua postura e ao seu ambiente. 

Existem diversos tipos de colchão e você deve escolher aquele que mais te agrada. Isso conta muito na hora de dormir. Pessoas que não escolhem o colchão ideal, tendem a ter mais insônia que o normal.

Quer descobrir como curar a sua insônia? Faça um diagnóstico do seu sono!

Dormir bem é um privilégio, nos dias atuais. Com a rotina corrida, muita gente não tem tempo hábil para dormir, como deveria. Dormir bem é essencial para a nossa vida e, por isso, é necessário que a gente passe a mudar nossa rotina para dormir melhor. 

Em poucos cliques e respondendo poucas perguntas, você consegue descobrir como dormir melhor. Faça o diagnóstico do seu sono e mude a sua qualidade de vida.