Importância de dormir bem para melhorar o humor e sociabilidade

Você está visualizando atualmente Importância de dormir bem para melhorar o humor e sociabilidade

A ciência já afirmou, por diversas vezes, que o sono é uma importante função biológica essencial para a nossa sobrevivência. Quando dormimos, acontecem muitas funções importantes que promovem a recuperação do corpo.

O sono ajuda no desenvolvimento cerebral e na função cardíaca, além de melhorar o metabolismo do corpo e apoiar o aprendizado, melhorando a memória e o humor. 

Dormir bem é especialmente importante para as crianças, porque o sono desempenha um papel importante no crescimento e na saúde geral. É por isso que crianças e bebês precisam de mais horas de sono que os adultos.

Não dormir bem, gera problemas relacionados ao pensamento, concentração, memória e humor, o que prejudica a realização das nossas tarefas do cotidiano e aumenta os riscos de erros e acidentes.

Como não dormir bem afeta nossa saúde?

Se você se alimenta direito e se exercita com regularidade, mas não dorme bem, pelo menos sete horas diárias, pode estar prejudicando todos os seus outros esforços.

O sono é crucial para o bom desenvolvimento da sua saúde. Se uma pessoa fica sem dormir o suficiente, poderá ter mais problemas de saúde sérios, de curto prazo e de longo prazo. 

Alguns dos problemas mais severos associados à falta do sono são pressão alta, diabetes, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca ou derrame, o chamado AVC. Outros problemas potenciais também estão relacionados à obesidade, depressão, redução da imunidade e diminuição da libido.

A falta de sono pode até afetar, inclusive, a sua aparência física. Aos poucos, não dormir bem pode causar rugas antes do tempo e diversas olheiras. 

Há também uma ligação entre a falta de sono e um aumento na quantidade do hormônio que causa estresse. O cortisol pode quebrar o colágeno, que trata-se da proteína que mantém a pele em seu formato liso. Resumindo, a falta de sono pode te deixar mais velho antes da hora.

Falta de sono regular pode prejudicar o humor

Já sentiu aquela sensação de não ter dormido direito e o dia já não começar bem? Podemos reagir de forma exagerada quando as coisas não saem do nosso jeito e podemos descobrir que estamos menos entusiasmados se algo bom acontecer, isso já é um sinal específico do mau-humor. 

Não dormir bem, tem ligação direta com o senso de humor de um indivíduo. E pode funcionar como via de mão dupla, a perda de sono pode afetar seu humor, e seu humor pode afetar quanto a sua noite de sono, é um ciclo.

Estudos mostraram, recentemente, que pessoas que foram privadas de sono relatam aumentos de humor negativo e sentimentos como raiva, agitação e diminuição de humor. 

Os transtornos do humor são sintomas da falta de uma boa noite de sono, assim como a depressão e ansiedade. Também pode aumentar o risco e até contribuir para o desenvolvimento de alguns transtornos de humor.

A ansiedade e o estresse aumentam a agitação e mantém seu corpo excitado, acordado e alerta, tudo isso provocado pela falta de sono. 

Você pode descobrir que não consegue desligar seu cérebro, seu coração bate mais rápido e, consequentemente, sua respiração fica mais alvoroçada, deixando-o mais ansioso ainda.

Dormir mal prejudica a sociabilidade

Pesquisadores de Berkeley descobriram um fato curioso em pessoas privadas de sono. Essas pessoas se sentem solitárias e criam uma rejeição social. Ou seja, ficam mais antissociais, a ponto de evitar o contato com outras pessoas.

Os pesquisadores da universidade descobriram que as varreduras cerebrais de pessoas que não dormem bem, mostraram uma atividade poderosa de repulsão social em redes neurais que normalmente são ativadas quando os humanos sentem que seu espaço pessoal está sendo invadido por outras pessoas. 

Não dormir bem também diminuiu a atividade em regiões do cérebro que normalmente estimulam a sociabilidade desses indivíduos. Portanto, a falta de sono pode te deixar antissocial, com dificuldades de relacionamento.

Como resolver esse problema?

Simples, buscando dormir bem. É fundamental que você busque acrescentar às atividades que promovam uma boa noite de sono, na sua rotina.

Crie uma rotina diária

As mudanças na pandemia podem ter prejudicado a nossa rotina diária, mas ter um padrão na rotina ajuda a ter um sono regular.

Se você puder acordar, relaxar e ir para a cama na mesma hora todos os dias – acordar também -, isso vai te influenciar a dormir melhor. Evite cochilar durante o dia também.

Lembre-se de que sua rotina para dormir bem tem início antes da hora de você ir para a cama, então reserve um tempo todas as noites para relaxar, o máximo que puder e tente desligar celulares e televisores.

Prepare o seu corpo para dormir

O momento que vivemos e a nossa saúde, e como cuidamos do nosso corpo podem ter um grande efeito na qualidade do nosso sono. Alguns padrões de comportamento podem piorar o seu sono.

Ter cafeína, álcool, nicotina ou uma grande refeição muito perto da hora de dormir pode impedi-lo de adormecer plenamente e prejudicar o sono profundo, que é a fase de maior descanso.

O exercício regular também é ótimo para dormir. Apenas lembre-se de evitar exercícios pesados e muito desgastantes, principalmente, antes de dormir.

Diminua as preocupações

Existem coisas que você pode fazer no seu dia para ajudar a administrar suas preocupações, como conversar com alguém e desligar-se das notícias negativas, principalmente aqueles noticiários que só passam tragédias.

Caso você seja aquela pessoa que fica acordada, preocupada com o que vai fazer no dia seguinte, reserve um tempo antes de dormir para fazer uma lista de tarefas para o próximo dia, pode ser uma alternativa de não ficar pensando bobagens.

Prepare o seu ambiente

Geralmente é mais fácil dormir bem quando o ambiente está bem refrigerado, escuro e silencioso. Porém, varia de pessoa para pessoa, o ambiente mais correto para dormir. 

Se tiver dificuldade de barulho, pode colocar tampões de ouvidos e colocar o telefone no modo silencioso ou até mesmo fora do quarto. Colocar músicas relaxantes, tomar um banho bacana com sais, também ajuda. Um chá antes de dormir, de camomila, por exemplo, pode ajudar na chegada do sono.

Além disso, um local para dormir confortável, uma cama com colchão bacana, de acordo com a sua escolha e que se adapte bem a você.

Que tal resolver o problema do seu sono de uma vez por todas?

É sabendo mais sobre você, que conseguirá resolver os problemas relacionados ao sono. Quando você descobrir as causas que te tiram o sono, até mesmo se está com os equipamentos corretos para dormir, você vai dormir com um anjo, acredite.

Calma, você não paga nada por isso. Um diagnóstico do sono é capaz de te dar um resultado na hora e traçar o caminho para você dormir bem, a partir de hoje! Faça um diagnóstico do sono e tenha mais qualidade de vida!