Guia da limpeza: você sabe limpar e conservar o seu colchão do jeito certo?

colchão com protetor impermeavel

Você vai ver nesse post...

Sempre falamos de boas dicas para comprar um colchão de qualidade, de marcas e variações do que pode ser bom para o seu sono, Mas, tem uma coisa que também está intimamente ligada a uma boa noite no seu colchão: a limpeza e manutenção.

Afinal de contas, o local onde você passa boa parte dos seus dias, ou melhor, das suas noites deve estar bem limpo e livre de impurezas, não é mesmo? Por isso, listamos aqui 5 dicas simples para que você possa limpar e garantir que o seu colchão dure por mais tempo. Confira!

Manchas de alimentos ou bebidas

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 06cb50_0d6f2461cdd74eb29b94625ab4339184~mv2.webp

A tentação de ver TV, ler, ouvir música deitados em nossos confortáveis colchões é grande. E, para acompanhar esses prazeres, acabamos levando um lanchinho, um suco ou um refri, que podem virar manchas difíceis de sair.

A nossa dica de limpeza é: passar pouca água com detergente no local que possa ter manchado. Nunca use água ou sabão demais para não deixar o colchão encharcado. E, espere secar para colocar o lençol por cima.

Poeira: inimiga dos colchões e dos pulmões
Para evitar acúmulo de poeira, temos umas dicas. Primeiro, deixe sempre o sol entrar no seu quarto. Ele ajuda a matar ácaros, que se alimentam de poeira. Troque os lençóis semanalmente, pois eles podem “guardar” poeira. Use uma capa de colchão para manter as impurezas longe. Coloque o seu colchão para pegar sol de 15 em 15 dias. Ao retirá-lo da sua base para arejar, a poeira que os ácaros adoram será praticamente exterminada.

Não arrume a cama por um bom tempo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 06cb50_3147072b094c4e6a9abd88dd77cceb14~mv2.webp

Essa dica vai deixar os bagunceiros felizes e os organizados em pânico. Mas faz sentido. Veja só!

Quando os pais ordenam os filhos a arrumar a cama todos os dias, pois é obrigação manter o quarto em ordem, estão com parte da razão. Para um lugar organizado, ok. Mas, para a limpeza do colchão, deixar a cama bagunçada é um bom caminho.

Quando deixamos os lençóis desarrumados por pelo menos duas horas, logo depois que acordamos, ou até mesmo sem esticá-los, os microrganismos que  aparecem no colchão desaparecem.

Segundo um estudo da Universidade de Kingston, da Inglaterra, deixar os lençóis esticados e com uma colcha por cima, favorece a criação de um ambiente quente e sem luz para a proliferação de ácaros e outros microrganismos. Ao deixar a cama desfeita, a luz penetra, a cama fica fria e mata os ácaros. Então, vida longa a cama bagunçada!

Aspire seu colchão

 O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 06cb50_ba76bf261ced42b39003ad4be6e7e625~mv2.webp

A luz, a cama desarrumada e outras coisas mais podem matar ácaros. Ok. Mas, vamos dar uma ajudinha? Passe um aspirador de pó no colchão pelo menos uma vez por semana. Isso vai aliviar aqueles resíduos de poeira que se acumulam ao longo dos dias.

Rodízio mensal

Girar o colchão uma vez por mês ou de acordo com as orientações do fabricante ajuda a manter a estabilidade e o conforto adequado nos dois lados. Além disso, você distribui também a concentração de poeira em apenas um lado do colchão, caso seja um produto dupla face.

Outra dica para ficar sempre em dia com a limpeza é trocar o seu colchão pelo menos a cada 5 a 6 anos. O material pode ficar desgastado e propício para servir de criadouro de microorganismos que afetam nossa saúde.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 06cb50_b3d61f940eb9451e8f232e8f8f265006~mv2.webp

Então, se ligue nessas dicas e lembre-se: colchão bom é aquele que te dá conforto e não dores de cabeça.

Talvez você curta...