Como higienizar seus travesseiros?

como cuidar dos travesseiros

Você vai ver nesse post...

Você por acaso se lembra de higienizar os seus travesseiros? Pois é, essa é uma prática muito importante. Afinal, essas peças entram em contato direto com o nosso rosto e podem causar doenças quando sujas. Com o acúmulo de poeira, suor, oleosidade e outras secreções corporais, os travesseiros acabam virando um criadouro de fungos, ácaros e bactérias. Para evitar que isso aconteça, você deve limpá-los pelo menos uma vez a cada seis meses. Se você não sabe como realizar essa tarefa, fique de olho nas dicas abaixo.

Travesseiros de molas ou anatômicos

Devido à estrutura dessas peças, o ideal é que sejam lavadas à mão. Uma forma de fazer isso é colocá-las em um balde ou tanque, esfregar com detergente neutro ou sabão líquido, enxaguar muito bem e apertar, sem torcer, para retirar o excesso de água.

Viscoelásticos, látex ou espuma comum

No caso desses tipos de travesseiros, o recomendado é realizar uma lavagem a seco. Isso porque o poliuretano presente nessas peças reage de maneira intensa com líquidos. Por isso, sempre que possível, opte por levá-las a uma lavanderia. Se você não puder fazer isso, realize uma higienização superficial com esponja, sabão em pó e o mínimo possível de água.

como lavar seu travesseiro

Travesseiros de penas ou microfibra

Já os travesseiros de penas ou microfibra podem ser lavados à máquina. Para isso, você deve colocar apenas um par de peças por vez, posicionadas na vertical. Também indicamos colocar sabão líquido ao invés de sabão em pó, pois ele conseguirá fazer uma limpeza mais profunda.

Secagem

Uma das etapas mais importantes desse processo de higienização é a secagem. Os travesseiros são peças bastante grossas e acabam acumulando muita água por dentro. Dessa forma, o ideal é deixar que eles sequem muito bem, pois a umidade pode propiciar o surgimento de microrganismos. Os travesseiros que são laváveis podem ir à secadora. Já os outros devem descansar em local arejado e com luz solar indireta até estarem completamente secos.

Para manter os travesseiros limpos

Uma boa dica para manter seus travesseiros limpos por mais tempo é usar capas protetoras. Elas impedem o contato direto com a sujeira e ainda são muito mais fáceis de higienizar. No entanto, é preciso prestar atenção no modelo você utiliza. Para que realmente cumpram esse papel, as capas devem conter zíper e ser impermeáveis por dentro.

Talvez você curta...