Melhor posição para dormir para quem tem refluxo

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Encontrar uma posição para dormir é sempre um desafio, né? Tem dias que a gente está elétrico ainda, por causa do dia a dia e a posição que nós deitamos, não fica tão favorável. E aí o que acontece? Um vira para lá e um vira para cá. 

Mas isso pode ser muito pior para quem refluxo. Uma pessoa que possui esse problema, na hora de dormir e encontrar uma posição favorável ao sono é quase que uma batalha. 

A sensação de uma pessoa com refluxo pode ser leve e progredir até um nível mais alto.

Houveram relatos de algumas pessoas, que sentiram a sensação de infarto, mas na verdade, não passava de um refluxo, que é uma doença conhecida por seu incômodo e que infelizmente afeta milhares de pessoas. 

Segundo o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, mais de 25 milhões de brasileiros sofrem de refluxo no país. Isso significa que uma boa parte da população tem o problema e convive com isso diariamente. 

O aumento dos sintomas de refluxo, depois que você se deitar na cama, pode gerar azia, desconforto e a perda do sono.

O que é refluxo?

O refluxo trata-se de uma doença crônica, que pode acontecer a partir do momento em que algum alimento ingerido, quando já está no estômago, acaba retornando ao esôfago, gerando assim alguns sintomas nada agradáveis.

As causas do refluxo podem ser diversas. Desde o relaxamento do músculo esfíncter, que separa o esôfago do estômago, até a hérnia do hiato.

A doença possui fatores de risco, que podem aumentar as chances de desenvolver o refluxo, como a obesidade, o hábito de fumar, ingerir bebida alcoólica, comer demais ou até mesmo o aumento da pressão intra abdominal, além de outros fatores.

O refluxo possui tratamento e com algumas atitudes, as pessoas passam a viver bem. Antes de te dar as dicas de como melhorar o sono, quando se tem fluxo, segue listinha de coisas que você pode fazer para melhorar isso:

  • Comer a cada 2 ou 3 horas, em menores quantidades;
  • Aumentar o consumo de fibras e legumes;
  • Se possível, não tome nada enquanto come;
  • Faça suas refeições com calma e mastigue bem;
  • Beba chá de camomila. Ele ajuda acalmar o intestino e também a região do estômago;
  • Se possível, evite usar roupas apertadas demais.

Uma dica extra dentro deste tópico é sobre alguns alimentos e bebidas que podem aumentar a incidência de refluxo. 

Um dos objetivos é diminuir o consumo de alguns produtos para evitar a situação desses problemas.

Evite ao máximo comer gorduras e frituras, café, chocolate, consumir bebidas alcoólicas, muitos carboidratos, pimenta e bebidas gaseificadas. 

Alguns desses alimentos possuem um tempo de digestão muito maior do que outros. Com isso, o aumento da acidez do estômago acontece isso favorece para o aparecimento de sintomas durante a hora de dormir.

A sensação que aparece, segundo relatos, é como se estivesse com uma queimação muito forte entre os seios. Inclusive, o sintoma de refluxo já chegou a ser confundido com o de doenças muito mais graves, relacionadas até ao sistema cardiovascular.

Agora, vamos às dicas de como buscar o melhor conforto possível para diminuir as chances de ter sintomas do refluxo.

Eleve a cabeceira da cama

Outra dica para dormir melhor quando se tem refluxo é elevar a cabeceira da cama de 10 a 15 cm. Você pode fazer isso colocando alguma coisa nos pés da cama para argila, na parte onde fica a cabeceira.

Caso você tenha tosse seca noturno uma sensação de afogamento, o melhor mesmo é procurar um médico para avaliar se existe a possibilidade da aplicação de algum procedimento cirúrgico para tratar o refluxo de uma maneira mais severa. 

Use uma almofada antirrefluxo

Se você tem uma almofada antirrefluxo, ótimo! Caso não, pode pensar em comprar uma. Isso porque ela pode diminuir os incômodos causados pelo refluxo, já que tem um formato triangular, que procura manter o corpo levemente inclinado durante a noite inteira.

Se vire para o lado esquerdo

De acordo com especialistas, dormir virado para o lado esquerdo da cama ajuda a diminuir os incômodos causados pela doença. Essa posição facilita o processo de digestão e melhora a circulação sanguínea do nosso corpo.

Durma de barriga para cima

Essa também é uma das posições recomendadas. Ela permite que a espinha se apoie no colchão, aliviando as dores na região cervical, órgãos e membros. É uma das posições indicadas para quem tem refluxo.

No entanto, se você tem apneia do sono, é bom evitar, pois o problema e essa posição não combinam.

Tenha um colchão confortável

Um dos fatores que podem ajudar a melhorar os sintomas de refluxo na hora de dormir é o ambiente que você está. 

Seja a luz, os ruídos, a cama e o colchão, não poderia faltar neste quesito. Um colchão confortável pode melhorar os sintomas de muitos problemas.

Várias pessoas relataram que ao mudar para um colchão mais apropriado diminuíram os sintomas de diversas doenças, inclusive, dos distúrbios do sono, associados à insônia. 

O seu local de dormir, deve ser considerado “sagrado” e realmente é. Por isso, você deve cuidar dele, como se estivesse cuidando de você, porque é isso, de fato. Cada detalhe que foi dito nesse artigo, pode melhorar a sua qualidade de vida e muito

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