Especialistas alertam: Dormir bem é fundamental para a saúde

Você está visualizando atualmente Especialistas alertam: Dormir bem é fundamental para a saúde

Você sabia que a sua saúde está ligada diretamente com a qualidade do seu sono? Para muitas pessoas, dormir bem pode ser um problema, e isso pode estar conectado a vários fatores. As rotinas diárias, às vezes, se tornam uma causa disso. Trabalho, viagens e outras atividades são alguns fatores que aumentam esse impedimento. 

Mas assim como outras precauções de saúde, dormir bem é preciso e se isso é um problema para você, cuidado!

Mas afinal, por que dormir bem é tão bom para saúde? Como faço para dormir melhor? Quantas horas de sono são ideais? Pensando nessas e em outras dúvidas, preparamos esse post. Leia a seguir e tire as suas dúvidas de como é importante mudar esse hábito para melhorar a sua vida.

Qual a importância de dormir bem? 

O corpo humano é surpreendente e muito complexo. Para se ter uma ideia, um organismo adulto possui quilômetros de veias e artérias. Justamente por isso é preciso repor as energias e uma das formas de reabastecer o corpo é através do sono. 

Dormir bem vai além do descanso. O corpo usa esse momento para realizar várias funções e equilibrar o sistema imunológico, endócrino e neurológico. Além disso durante o sono diversos benefícios são gerados, como:

  • Combate a obesidade;
  • Aumento ao combate da diabetes;
  • Combate a hipertensão;
  • Ajuda na memória;
  • Menor chance de desenvolver depressão
  • Diminui chances de problemas cardíacos , entre outros.

Ter qualidade no sono melhora o equilíbrio físico, mental e emocional das pessoas. Além de prevenir doenças, como as citadas acima, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e faz com que o cérebro funcione melhor. 

O que acontece se eu não dormir bem?

Você viu como é importante dormir bem, mas, o que pode acontecer se eu não tiver um sono regular e de qualidade? Existem várias consequências e elas são prejudiciais à sua saúde.

Conheça algumas consequências da falta de sono:

  • Transtornos mentais;
  • Doenças de coração;
  • Ganho de peso;
  • Diabetes;
  • Mudanças imunológicas;
  • Aumento na contração de doenças, entre outros.

O que posso fazer para dormir bem?

Muitas pessoas passam o dia de forma muita intensa e quando chega a noite, na hora de dormir, acabam sofrendo com isso. Insônia, dificuldade para dormir, agitação e outros sintomas podem aparecer ao deitar no colchão. Porém, felizmente, existem algumas atitudes que podem ajudar a diminuir esses problemas. 

Confira algumas formas de melhorar o seu sono:

  • Ter um bom colchão;
  • Ler um livro fácil antes de dormir;
  • Ouvir músicas calmas;
  • Massagem relaxante;
  • Tomar chá que não seja a base de cafeína;
  • Fazer refeições leves antes de deitar;
  • Praticar exercícios com regularidade;
  • Não fumar;
  • Manter o ambiente agradável e leve;
  • Evitar o uso de eletrônicos antes de dormir.

Essas dicas vão te ajudar a dormir melhor, mas, caso você tenha insônia mais duradoura é recomendado procurar um médico.

Qual a quantidade de horas ideais para dormir?

É muito comum ouvirmos que é preciso dormir pelo menos 8 horas por noite. Porém isso pode variar de cada pessoa, principalmente se ela usa o melhor colchão para o seu tipo físico. Essa necessidade é individual e geneticamente determinada. Existem pessoas mais resistentes que dormindo de cinco a seis horas já ficam bem. Por outro lado, têm aquelas que precisam de pelo menos de oito a nove horas para se sentirem renovadas. 

A quantidade de horas dormidas também pode variar de acordo com a idade da pessoa. Bebês, por exemplo, precisam dormir mais tempo do que os adultos. O importante é acordar com a sensação de ter descansado. Isso ocorre quando o corpo atinge todos os estágios do sono.

Conheça as fases do sono

Como falamos acima, um sono de qualidade é quando você acorda descansado. Isso acontece quando o corpo passa por todas as fases do sono. Para isso, além da quantidade de horas dormida é muito importante a regularidade nesses horários. 

Enquanto dormimos o nosso corpo continua trabalhando e em cada fase do sono acontecem coisas diferentes. Conheça cada uma:

  1. Adormecimento: Período do famoso cochilo, entre acordado e dormindo. Aqui o cérebro já trabalha de forma irregular e o corpo e a respiração ficam mais lentas;
  2. Sono Leve: Essa é a segunda fase. Aqui a temperatura do corpo e os batimentos ficam mais lentos;
  3. Início do sono profundo: Aqui as ondas cerebrais ficam mais baixas;
  4. Sono profundo: Aqui o corpo já está desacordado. Nesse momento o corpo recupera as energias, libera hormônios de crescimento e promove a recuperação de tecidos;
  5. Sonhos: Nessa fase o cérebro acelera seu funcionamento e começamos a sonhar. Também acontece uma limpeza na memória, deixando as informações mais relevantes do dia.

Benefícios do sono

O sono faz parte de uma vida saudável, assim como a prática de esportes e uma alimentação balanceada. Essas atividades em conjunto e feitas corretamente trazem benefícios para a nossa vida. 

Dormir bem reduz o estresse e melhora o humor, assim, consequentemente a sociabilidade. Também ajuda na concentração do dia a dia, diminui as chances de contrair ou desenvolver doenças, desde as mais simples quanto outras mais sérias, e ajuda a manter o peso ideal. 

Outro fator importante, principalmente para quem trabalha fora ou viaja constantemente, é que uma boa noite de sono ajuda a diminuir acidentes causados pelo cansaço.

Invista em um bom colchão e muda a sua vida

Mesmo com todas as dicas acima, o colchão que você usa influencia muito na qualidade do sono. Deitar em um de qualidade faz toda diferença e traz benefícios ao dormir e também para a vida como um todo. 

Neste post apresentamos os benefícios que uma boa noite de sono traz para a saúde. Quer saber como melhorar a sua noite de sono e identificar o melhor colchão? Descubra agora como escolher o melhor colchão e tire suas dúvidas sobre os modelos.