Dormir corretamente faz bem para o cérebro

Você está visualizando atualmente Dormir corretamente faz bem para o cérebro

Duas amigas tinham o mesmo trabalho e faziam as mesmas atividades ao longo do dia. Só que uma vivia sem disposição alguma e a outra passaria três horas na academia, tranquilamente, que o cansaço só vinha muito tempo depois. A “cansadona” começou tomar vitaminas, suplementos, os mesmos que a outra amiga e o problema continuava.

Um certo dia, as duas estavam caminhando e a moça “indisposta” sentiu uma tontura. Os exames estavam em dia, a alimentação e os exercícios também. O que poderia ser? Foi aí que uma pessoa parou para ajudar e fez uma pergunta que acendeu um alerta: você dormiu bem ontem a noite? 

Pois é, dormir bem não era a realidade dela. E como essa moça, muitos brasileiros vivem com insônia e não conseguem ter uma boa noite de sono

Quando não dormimos o suficiente, nosso cérebro começa a “comer” a si próprio

Os problemas com o sono podem levar a consequências graves durante a vida, sejam eles físicos ou mentais. Não dormir bem pode ser responsável por dores que sentimos no nosso corpo, dificuldade para se concentrar, perda de raciocínio, cansaço excessivo, irritabilidade, ansiedade e até perda de memória.

Além disso, um estudo recente apontou que quando não dormimos bem – o suficiente -, nosso cérebro passa a “comer” a si próprio. Porque o sono é como uma limpeza para a atividade cerebral. Os neurônios e outras células importantes para o sistema nervoso, que executam várias atividades no cérebro. Dentro deste grupo, existem células que mantêm nosso cérebro seguro e saudável ao engolir invasores e células mortas, que precisam ser retiradas. 

Durante o sono, as células cerebrais passam por uma espécie de renovação. O astrócito, por exemplo, abre espaço no cérebro para que outras informações novas possam ser armazenadas. É uma espécie de limpeza. 

Quando não temos uma noite ideal de sono, essa atividade no corpo é comprometida. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Winsconsin-Madison, nos EUA, descobriu que essa faxina acontece durante o sono ou com o cérebro acordado. O grande problema é que quando o cérebro está em plena atividade, a limpeza fica confusa e caótica e as células saudáveis também acabam sendo eliminadas junto das que “não prestam”.

Dormir melhora a memória e o desempenho do cérebro

Quando você passa a dormir bem, o cenário da sua vida muda por completo. O ideal é que você sinta que o local que você dorme é confortável, desligue as luzes e tente relaxar. Não trocar a noite pelo dia é um dos fatores que podem descontrolar seu sono.

Para considerar uma noite de sono boa, é preciso quantidade de horas dormidas e qualidade no sono. Os adultos que não tem problemas de sono, dormem de 7 horas ou 7 horas e meia por noite, em média

Uma dica dos neurologistas, é que você planeje o seu sono, com horários para dormir e acordar, inclusive, aos finais de semana. Com isso, no dia seguinte, a sua disposição é outra e se você passar a dormir bem de forma contínua, sua saúde e seu sistema imunológico vão agradecer.

Além de escolher um local confortável e horários regulares para o sono, você deve esquecer seus problemas ou qualquer percalço que passou no dia, naquele momento. O ideal é que você chegue no quarto, antes mesmo da sua hora de sono, para assim se preparar e manter as luzes apagadas.

Na hora do jantar, coma algo saudável, sem se expor a cafeínas e outros estimulantes. Não abuse de refrigerantes, chás e qualquer outra substância. Após o jantar, faça atividades que te relaxem e vá para a cama tranquilo. 

5 coisas que seu cérebro faz enquanto você dorme

1 – Elimina toxinas

Estudos apontaram que na hora que uma pessoa dorme, o cérebro faz uma faxina em tudo aquilo que não serve e precisa ser descartado. Em um dos estudos, que foi feito em ratos, os cientistas descobriram que durante o sono, eles eliminaram moléculas prejudiciais e que são associadas a degeneração do cérebro.

Enquanto os bichos estavam inconscientes, os espaços entre as células cerebrais aumentou e permitiu ao cérebro eliminar moléculas tóxicas acumuladas durante as horas em que foram observadas.

Quando falamos em doenças degenerativas, as principais doenças em que o cérebro que não possui descanso pode acelerar, são as doenças de Alzheimer e Parkinson.

2 – Você fica mais criativo

Estudo feito através da Universidade da Califórnia descobriu que dormir pode gerar “associações remotas” que podem levar o cérebro a um feito, na hora que uma pessoa acorda. Por exemplo, pessoas que possuem ideias “do nada” são pessoas que estão em um momento especial de atividade cerebral

Ao acordar, após uma boa noite de sono, as pessoas possuem 33% de chance a mais de gerar conexão entre ideias que parecem estar distantes.

3 – Você melhora sua memória

O pouco descanso pode afetar o hipocampo, que é uma parte do cérebro, envolvida na criação e consolidação da memória. Uma boa noite de sono, pode ajudar o cérebro a fixar uma nova informação para que a gente se lembre dela em breve

4 – Tomada de decisão

Durante o sono, o cérebro processa estímulos complexos e utiliza as informações para que a gente tome decisões, no momento que estamos acordados. 

5 – Melhora as atividades motoras

Isso acontece porque o cérebro guarda as informações em memória de longo prazo, em um procedimento que emite rajadas curtas de ondas cerebrais em frequências mais fortes durante o sono.

Esse processo é muito útil para que sejam armazenadas informações específicas relacionadas às tarefas motoristas, como fazer exercícios, usar um objeto que necessite de habilidade motora, dirigir, entre outras atividades.

Dormir bem é o melhor caminho

Se você está com uma ansiedade forte, irritabilidade ou qualquer outro problema que foi citado nesse texto, isso pode ter relação com o sono, caso você não esteja dormindo bem.

É por isso que a gente quer te ajudar. Sua qualidade de vida pode melhorar e muito se você dormir bem. Não é apenas uma das melhores alternativas para alavancar sua saúde, mas algo que todos nós precisamos, sem questão de escolha.

Não queira mais passar sono por aí, ficar cansada, com mal estar ou até passar mal mesmo. O sono é reparador! Na falta dele, a gente sente que nosso corpo não está em ordem. Por isso, a gente criou um guia feito exclusivamente para você que sofre com um sono sem qualidade. Acesse já o ebook e durma com qualidade!