Como ter uma boa noite de sono?

Você está visualizando atualmente Como ter uma boa noite de sono?

A insônia é considerada o mal do século e já afeta mais de 73 milhões de brasileiros. Ou seja, quase metade da população não consegue ter uma boa noite de sono e, ao invés de pegar os olhos, eles ficam bem abertos a noite toda.

Esse número alarmante mostra o quanto a insônia é inimiga de grande parte da população no Brasil. Diariamente, pessoas estão buscando uma solução para isso, já que existem diversos fatores que podem causar insônia.

O grande problema é que a falta de sono, ou melhor, de uma boa noite de sono pode causar transtornos e prejuízos à saúde do indivíduo

Esse distúrbio aumenta o risco de doenças cardiovasculares, depressão, obesidade, hipertensão, diabetes e outros males associados ansiedade e ao estresse

Por isso, buscar manter a qualidade do sono em dia e ter uma boa noite de sono é fundamental para quem deseja ter saúde e qualidade de vida.

Mas o que é ter uma boa noite de sono?

O primeiro passo é entender que o sono é um estado fisiológico responsável, principalmente, por repor energia mental e física de um indivíduo

Todo ser humano possui um relógio biológico do corpo e o descanso noturno é regulado por ele. 

Antes de dormirmos é comum sentirmos cansaço e quando acordamos, sentimos mais energia em uma sensação de descanso pleno.

As pessoas que acordam e continuam se sentindo cansadas devem ficar em alerta. Provavelmente, elas não tiveram uma boa noite de sono. 

O principal ponto de quem teve uma qualidade de sono satisfatória durante a noite é acordar, no dia seguinte, com mais energia, em estado de “zero”.

Portanto, cada pessoa dorme a quantidade que é necessária para o seu próprio organismo. O que faz a diferença de verdade é a qualidade e não a quantidade de horas que foram dormidas.

O que fazer para ter uma boa noite de sono?

Tudo vai depender de cada um. No entanto, se você adequar o seu dia a dia e o seu momento de dormir, com algumas dicas que nós daremos, você pode ter mais qualidade de vida, em pouquíssimo tempo.

Durante o dia, cuidado com os cochilos

Algumas pessoas têm hábitos de chegar do trabalho e tirar cochilos super longos. Mas isso não é muito legal para a qualidade do sono noturno. 

Por isso, que você tem o costume de cochilar após o almoço, busque dormir de 10 a 30 minutos.

Isso vai ser o suficiente para que seu corpo venha relaxar, sem prejudicar a qualidade do seu sono noturno.

As sonecas muito longas são indicadas apenas para bebês e crianças de até quatro anos de idade.

Faça exercícios

Faça exercícios regularmente. Pratique pelo menos 30 minutos diários e de preferência antes das 21h. Os exercícios são benéficos porque o corpo gasta mais energia e aumenta a necessidade descanso ao longo do dia. 

Caso você tenha dificuldade para ir à academia, busque fazer uma caminhada, andar de bicicleta ou algo do seu gosto.

Mas não se esqueça, não faça isso depois das 9 da noite, porque pode ter efeito contrário. O curto prazo do exercício aumenta a disposição e, por isso, pode interferir na hora de dormir e na qualidade do sono.

Evite tomar café 6h antes de dormir

O consumo de bebidas que estimulam atividade cerebral, como café, chá preto chá verde, além de alguns refrigerantes devem ser evitados 6h antes do seu horário de dormir. 

Após tomar essas bebidas, o corpo tende a despertar com mais facilidade e dificultar o sintoma de cansaço. Além disso, evite comer muito na hora do jantar.

Sempre que possível, busque bebidas que favorecem o sono. Você pode optar por um chá, um copo de leite morno ou até uma taça de vinho tinto, por exemplo.

Existem algumas ervas que podem ajudar a substituir o café, antes de dormir. Passiflora, erva cidreira, camomila lavanda, são alguns dos tipos de chás calmantes para tomar antes de dormir.

Respeite o horário do seu sono

É por desrespeitar o horário de dormir que algumas pessoas desencadeiam a insônia com mais facilidade. 

Cada ser humano, em média, precisa dormir cerca de 8 ou 9 horas por dia, de sono repousante para estar bem alerta no dia seguinte. Para quem costuma acordar cedo é necessário também ir para cama cedo, independente que seja fim de semana ou feriado.

Caso você não consiga ter organização no horário de dormir, crie um alarme no seu celular para lembrar que a hora de ir pra cama.

Para não dormir demais também é legal colocar um despertador um pouco mais longe da cama. Pois assim a pessoa deve levantar pra desligar e fica mais fácil de acordar.

Desligue a TV e outros aparelhos eletrônicos

Seja a televisão, o celular ou o computador, desligue-os cerca de 30 minutos antes do horário ideal de dormir. Se possível, mantenha-os longe da sua cama.

Esses aparelhos e se os aplicativos embutidos, como jogos, costumam exercitar o cérebro e a pessoa acaba ficando mais agitada, podendo assim prejudicar a qualidade do sono.

Crie hábitos para ajudar a dormir

Um exemplo desses hábitos é a leitura. Ler antes de dormir pode ajudar o cérebro a relaxar. De preferência, faça isso no sofá lendo com livros sob uma luz um pouco mais fraca. 

Busque ler sobre coisas que te tragam tranquilidade, para conseguir relaxar, de fato. Alguns livros possuem temas que trazem a intenção de stress, estes devem ser evitados.

Algo que vem ajudando muitas pessoas é usar o óleo essencial relaxante. Óleos como o de lavanda, tem um efeito relaxante calmante, além de ajudar o cérebro a receber mais oxigênio, também estimula a produção hormonal, promovendo a sensação de bem-estar e relaxamento.

Se atente ao ambiente

Dê preferência a um ambiente escuro e silencioso. Deixe as luzes apagadas e, caso precise de alguma luz no ambiente, deixe apenas um abajur ligado. Se possível, com uma luz amarela, porque pode ajudar o sono.

Caso próximo da sua casa ou até mesmo do seu quarto tenha muito barulho, use um protetor de ouvidos. Eles podem ajudar a conseguir manter o silêncio necessário para dormir suficientemente bem.

Além disso, um dos principais fatores que prejudicam o sono das pessoas é a ausência de uma cama confortável. 

Um colchão desconfortável pode prejudicar bastante pessoas com insônia e que têm dificuldade para dormir.

É necessário que a cama esteja adequada para o seu usuário, conforme a sua necessidade.

Algumas pessoas preferem colchões mais macios e outros mais duros. É interessante que você veja também como escolher o melhor colchão para nunca mais deixar de dormir bem

Você precisa ter mais qualidade de sono! Poucos detalhes, podem fazer toda a diferença.