Guia do conforto: Qual o tamanho de colchão ideal para mim? 

como escolher o tamanho de colchão

Nada melhor do que passar sua noite de sono em uma cama extremamente confortável, não é mesmo? Mas se você é uma dessas pessoas que associa conforto à ideia de um colchão bem grande, saiba que nem sempre essas duas coisas andam de mãos dadas. Para que seu quarto se torne um ambiente realmente aconchegante é preciso pensar em alguns detalhes antes de escolher o tamanho do seu colchão.

Hoje em dia existem modelos com as mais variadas dimensões disponíveis no mercado. Grande parte das marcas vendem produtos com medidas padronizadas, mas existem alguns fabricantes que possuem modelos com suas próprias proporções ou que realizam a produção de peças sob encomenda para seus clientes. No entanto, os tamanhos mais encontrados no Brasil são os listados abaixo:

guia de tamanhos de colchoes

 

Tamanho do ambiente

Para saber qual dessas opções é a melhor para você, preste atenção no espaço que você tem disponível. Experimentar um modelo queen size ou king size em uma loja pode ser muito empolgante, mas comprar um produto que não cabe em seu quarto pode gerar muita dor de cabeça.

Para evitar esse tipo de aborrecimento, o primeiro passo é usar uma trena ou fita métrica para conferir a área do ambiente que receberá o colchão. Depois, cheque as medidas do modelo desejado e verifique se ele deixará um espaço livre de pelo menos 65cm de cada lado da sua cama. Isso é fundamental para manter uma circulação adequada em seu quarto.

Quem vai usar o colchão

É importante também pensar no tamanho da pessoa que irá dormir naquele colchão e se a cama será dividida com alguém.

No caso de crianças ou pessoas pequenas, que irão dormir sozinhas, o modelo solteiro 88cm atende perfeitamente às necessidades delas. Se o usuário for uma pessoa maior, vale a pena apostar no solteirão. Já para quem vai dormir acompanhado e possui um quarto com dimensões normais é possível pensar nos modelos casal ou queen size. Agora, se você tem um ambiente amplo e ainda possui filhos ou pets que vivem em sua cama, os colchões king size e super king podem ser uma boa aposta.

Lembre-se que o segredo para uma aquisição de sucesso está em entender não só às suas preferências, mas também às suas necessidades, limitações e opções oferecidas pelo mercado. Pense sobre isso e boa compra!