Guia de densidade: Como escolher o colchão de acordo com seu tipo de corpo

mão apertando colchão

Você vai ver nesse post...

O Qual o Melhor Colchão já deu várias dicas para você escolher um colchão de qualidade. Mas existe um item que faz toda a diferença para que sua peça seja mais confortável, dure mais tempo e não traga problemas, como dores pelo corpo ou noites mal dormidas. Estamos falando da densidade do colchão. Para entender melhor o que isso significa, como influencia no seu sono e quais soluções existem no mercado, confira o guia que preparamos para você.

O que é a densidade?

A densidade é um termo estabelecido pela ABNT e Inmetro para se referir à quantidade de matéria-prima utilizada por metro cúbico em um colchão. Por exemplo, se a sua peça é uma D28, isso significa que para produzi-la foram necessários 28 kg de espuma por metro cúbico do produto.

Mas você deve estar se perguntando: que diferença faz isso? Bem, quanto mais matéria-prima sua peça tiver, maior será o peso que ela suportará. Ou seja, a densidade de um colchão está diretamente relacionada ao biotipo de quem irá dormir sobre ele. Por isso é essencial levar em conta o seu peso e a sua altura na hora de escolher esse tipo de produto.

Veja também: Testamos o Colchão Simmons Comfort Lincoln

Qual é a ideal para mim?

Sabendo disso, você deve verificar essas informações e consultar a Tabela de Biotipo criada pelo Instituto Nacional de Estudos do Repouso (INER). Nela você encontrará a relação peso x altura x densidade e saberá qual é o modelo certo para você. Algumas lojas também disponibilizam uma calculadora online para facilitar a sua vida. No entanto, já inserimos a tabela abaixo para você conferir e tirar as suas dúvidas.

tabela densidade colchao iner

Soluções para casais

No caso de pessoas que irão dividir a cama com alguém, nunca some o peso e a altura dos dois para verificar a densidade. O ideal é levar em consideração as informações de quem for mais pesado. Mas se a diferença entre o casal for muito grande, recomendamos a realização de uma análise mais detalhada.

Quando estivemos experimentando alguns modelos de colchões na I wanna sleep, fui apresentado a uma tecnologia que pode ser bem importante nesse processo de escolha de colchão para casais. O Body Scan da I wanna sleep é uma manta com vários pontos magnéticos que examinam os pontos de pressão do corpo de cada um. Os parceiros se deitam nessa manta, um de cada vez, em posições diferentes e após a análise, o aparelho gera um gráfico científico detalhado que indica a melhor opção de colchão para aquelas pessoas. Não tem erro! Vale a pena conhecer.

Colchões de mola

mola de colchãoAgora, se você quiser comprar um colchão de mola é preciso prestar atenção também nos tipos disponíveis no mercado. Cada um deles suporta uma quantidade de peso. Além disso, vale lembrar que os modelos com molas ensacadas individualmente são mais apropriados para casais, pois eles não permitem que as molas encostem entre si, diminuindo movimentos no colchão. Para saber qual tipo de mola se adaptará melhor ao seu corpo, veja a lista abaixo:

  • Molas Bonnell: média de até 90 a 100 Kg por pessoa;
  • Molas TriPower: média de até 100 Kg por pessoa;
  • Molas ensacadas individualmente (Pocket): média de até 90 a 110 Kg por pessoa;
  • Superlastic: média de até 120 a 130 Kg por pessoa;
  • LFK: média de até 140 a 150 Kg por pessoa.como escolher o colchaoVeja também: Pillow Top: para que serve e como escolher

Talvez você curta...