Guia de cuidados: Como prolongar a vida útil do seu colchão

cuidados com colchao

Para desfrutar de uma boa noite de sono não basta apenas adquirir um colchão de qualidade. Você deve cuidar para que a peça escolhida se mantenha em boas condições e não traga nenhum malefício para a sua saúde. Um colchão malcuidado pode sofrer deformações e acumular microrganismos, provocando dores no corpo e alergias em quem o utiliza.

Além disso, o zelo com sua peça pode fazer com que ela dure por mais tempo, evitando gastos frequentes e desnecessários. A validade de um colchão pode ser verificada na etiqueta do produto. O mais comum é que ele dure entre 5 até 8 anos, dependendo do material. No entanto, alguns cuidados podem prolongar bastante a vida útil do seu colchão.

Se o seu colchão ainda não apresentou sinais de envelhecimento, como manchas e deformações, ou você acabou de comprar uma peça novinha em folha, vale a pena seguir as dicas que preparamos para você.

Mude o colchão de posição

Com o tempo, o colchão pode começar a apresentar alguns pontos de afundamento. Isso acontece devido à pressão que o nosso corpo exerce sobre ele. Para evitar essas marcas é preciso realizar a rotação da peça mensalmente ou de acordo com as orientações do fabricante.

Não coloque peso em um só lugar

O colchão foi feito para suportar peso de forma distribuída, caso contrário ele pode apresentar deformações ou até mesmo danos em sua estrutura. Para que isso não ocorra tome os seguintes cuidados: não utilize sua peça para sentar, não se apoie nas beiradas e jamais pule em seu colchão.

como limpar colchao

Faça a higienização correta

Os líquidos são inimigos do seu colchão, por isso não é recomendado lavá-lo com água e sabão. O ideal é contratar uma empresa que realize o serviço a seco ou usar as técnicas que indicamos em nosso Guia da Limpeza.

Use uma superfície adequada

Nunca coloque seu colchão no chão, pois o contato com a sujeira pode danificá-lo. O correto é acomodar sua peça em um box ou estrado. Também não é apropriado usar papelão entre o colchão e a estrutura da cama, já que ele pode acumular umidade e facilitar o aparecimento de microrganismos.

Deixe o colchão arejar

O excesso de umidade no colchão e a falta de ventilação podem resultar no acúmulo de ácaros, bactérias e fungos. Por isso, deixe as portas e janelas do quarto abertas, exponha o colchão ao sol de forma indireta por cerca de 30 minutos e não se esqueça de trocar a roupa de cama regularmente.

protetor de colchao impermeavelUse capa protetora

A capa protetora é uma ótima opção para aumentar a durabilidade do seu colchão, pois ela se torna uma barreira contra o suor, poeira e outras substâncias que podem danificar a sua peça. Além disso, a capa é pode ser retirada e lavada com frequência. Um outro cuidado importante é não improvisar essa proteção com plásticos, já que ele impede que o colchão respire, favorecendo o surgimento de microrganismos.