Guia da roupa de cama: como escolher e cuidar das suas peças

como cuidar da roupa de cama

Você vai ver nesse post...

Você já aprendeu aqui no blog a importância de optar pelo tipo correto de colchão para você. Agora, vamos te ensinar a escolher uma boa roupa de cama. Afinal, lençóis, fronhas e colchas de baixa qualidade também podem comprometer o seu sono. Ninguém consegue dormir por uma noite inteira sobre um tecido desconfortável e que esquenta o corpo, não é mesmo? Para evitar que isso aconteça, confira as dicas abaixo.

Itens básicos

Antes de mais nada é importante lembrar que você deve investir em um jogo de cama completo para atender às suas necessidades. Os itens básicos para compor uma cama são: jogo de lençóis, fronha para travesseiros e uma colcha ou edredom. Quem quiser apostar em peças decorativas, também pode pensar em adquirir algumas mantas, almofadas e capas de edredom. O ideal é que você tenha pelo menos três opções de cada item para que possa revezá-los.

kit roupa de cama completo

Tipos de tecidos

Hoje é possível encontrar roupas de cama com diferentes tipos de tecidos. Cada um deles possui características específicas, que devem ser levadas em conta na hora da compra. Ao procurar peças você deve observar o seu gosto pessoal, suas necessidades e o investimento que você deseja ou pode fazer. É importante lembrar que a quantidade de fios de um jogo de cama é proporcional ao seu grau de maciez. No entanto, isso refletirá no preço do produto. Veja a descrição das opções encontradas no mercado:

lencois dobrados sobre a cama arrumada

Microfibra

A microfibra é um tecido sintético de poliéster ou poliamida e é bastante resistente, além de ser antialérgico e possuir um toque macio. Como esse material proporciona uma troca térmica, geralmente ele irá aquecer na medida certa.

Algodão

O algodão é o queridinho das pessoas, e não é por acaso. Esse tipo de tecido é natural, confortável, durável e versátil. Ele também provoca pouquíssimas reações alérgicas e possui uma trama com vários fios. Ou seja, ele é imbatível no quesito maciez.

Percal

Existem duas opções de roupas de cama de percal. Uma delas é a pura e a outra é a mista. A primeira normalmente é mais macia, durável e fresca. Já a segunda é mais barata e fácil de passar, devido à composição de 50% poliéster e 50% algodão.

Seda e cetim

A seda e o cetim podem ser considerados bastante chiques, mas nem sempre são as melhores opções. Para garantir uma textura agradável ao toque é necessário investir em peças com mais de 150 fios. Também é importante lembrar que elas retêm calor e podem ser bem desconfortáveis em um país tropical como o Brasil.

Tamanhos

Não existe muito segredo para escolher o tamanho da roupa de cama. Na verdade, você deve se guiar sempre pelo modelo do seu colchão. Hoje em dia, todas as embalagens já vêm com referência aos tamanhos king, queen, casal, solteiro etc. Só não se esqueça de conferir a altura das peças, porque essa medida é a única que realmente pode variar de acordo com o colchão.

Como cuidar

Nesse caso, a principal dica para desfrutar do conforto da sua roupa de cama é higienizá-la com frequência. O recomendado é que você troque suas peças toda semana. Para que elas continuem bonitas e durem por mais tempo, sugerimos que você separe os itens que vão ser colocados na máquina por cor e tipo de tecido. Isso ajuda a evitar manchas e formação de bolinhas. Os jogos de cama de cores fortes também não devem ser deixados de molho para evitar desbotamento e manchas. Se possível, lave as peças com água morna, enxague em água fria e não exagere no sabão. A secagem pode ser feita à sombra ou na secadora. Além disso, ao passar suas roupas de cama confira a temperatura indicada na etiqueta de cada produto.

casal arrumando a cama

Talvez você curta...